Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Ferramentas Pessoais
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
Você está aqui: Página Inicial Menu de Assuntos Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Ações do documento

Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Voltar
Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão é tema de consultas públicas

Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão é tema de consultas públicas (20/03/2014)

Instrumento previsto para ordenar o território, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais, o MacroZEE-MA foi tema de consultas públicas realizadas nos municípios de Imperatriz, Balsas, Chapadinha e São Luís. A sociedade foi convidada a tomar conhecimento sobre todas as etapas do trabalho e os cenários, macrozonas e diretrizes definidas para o MacroZEE.

Leia mais...

Geointeligência na agricultura e meio ambiente é tema de evento

Geointeligência na agricultura e meio ambiente é tema de evento (26/02/2014)

Assunto será discutido durante a próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). As inscrições estão abertas.

Leia mais...

Projeto de elaboração do macrozoneamento do Maranhão apresenta diagnóstico do estado em bases geoespaciais

Projeto de elaboração do macrozoneamento do Maranhão apresenta diagnóstico do estado em bases geoespaciais (06/12/2013)

Responsáveis pela execução, as unidades Embrapa Monitoramento por Satélite e Embrapa Cocais organizaram em bases geoespaciais o diagnóstico socioeconômico, jurídico-institucional, do meio físico-biótico e o atual uso e cobertura da terra, totalizando mais de 200 mapas temáticos do estado.

Leia mais...

Embrapa e Exército realizam atividades conjuntas em Campinas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Embrapa e Exército realizam atividades conjuntas em Campinas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (24/10/2013)

A Embrapa Monitoramento por Satélite e o contingente do Exército Brasileiro que participará da missão de paz no Haiti estão promovendo, ao longo desta semana, uma série de ações com estudantes de Campinas em temas como saúde e educação ambiental. As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, que vai de 21 a 27 de outubro. Cinco escolas públicas de Campinas estão recebendo exposições e palestras educativas, além da realização de plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. Em todas as escolas visitadas, o grupo de militares organiza ainda atividades de saúde bucal e exames preventivos.

Leia mais...

Embrapa lança nova versão do website com os principais satélites usados em agricultura e ambiente

Embrapa lança nova versão do website com os principais satélites usados em agricultura e ambiente (27/09/2013)

A Embrapa Monitoramento por Satélite acaba de lançar a nova versão do website Satélites de Monitoramento, uma base de dados com informações sobre os principais satélites e sensores remotos utilizados em agricultura e ambiente. O website está na sua quarta edição, com informações atualizadas, um visual mais claro e novos recursos de consulta. A nova versão já está disponível no endereço www.sat.cnpm.embrapa.br.

Leia mais...

SOMABRASIL é indicado para premiação em evento internacional de software livre

SOMABRASIL é indicado para premiação em evento internacional de software livre (19/09/2013)

Sistema é um dos indicados para premiação na conferência global sobre software livre para a área geoespacial, que acontece até o dia 21, em Nottingham, no Reino Unido. O FOSS4G é o principal evento internacional voltado para software e padrões de dados geoespaciais abertos. O SOMABRASIL foi indicado na categoria que reúne os melhores sistemas integradores de dados e também participa da premiação geral da conferência, com voto aberto na internet.

Leia mais...

Embrapa participa de fórum internacional sobre geotecnologias

Embrapa participa de fórum internacional sobre geotecnologias (10/09/2013)

A aplicação de informações geoespaciais em agricultura e meio ambiente será um dos temas abordados durante o 3º Latin America Geospatial Forum, um dos principais eventos para o segmento de geotecnologias na América Latina, que acontece entre os dias 11 e 13, no Rio de Janeiro. O fórum vai destacar o papel da tecnologia geoespacial para a tomada de decisão em áreas como defesa, infraestrutura, além de agricultura e meio ambiente.

Leia mais...

Projeto  vai avaliar dez anos de expansão da cana-de-açúcar em São Paulo

Projeto vai avaliar dez anos de expansão da cana-de-açúcar em São Paulo (30/08/2013)

Principal centro canavieiro do país, a região nordeste do Estado de São Paulo é foco do projeto de pesquisa que visa estudar a expansão e a intensificação do cultivo da cana-de-açúcar ocorridos nos últimos dez anos. Geotecnologias, como o sensoriamento remoto, vão mapear a mudança de uso e cobertura das terras na região no período de 2003 a 2013 e os impactos ambientais relacionados às mudanças climáticas, com a indicação de melhores opções de manejo.

Leia mais...

Projeto Furnas será inaugurado em São José dos Campos

Projeto Furnas será inaugurado em São José dos Campos (26/06/2013)

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos, SP inauguram na quinta-feira, 27 de junho, o Projeto Furnas e as plataformas SIMA (Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental). O objetivo do evento é apresentar às instituições parceiras as atividades desenvolvidas no Projeto Furnas, inaugurar as plataformas SIMA a serem fundeadas no Reservatório de Furnas e falar de perspectivas futuras.

Leia mais...

Embrapa disponibiliza Biblioteca Geoespacial

Embrapa disponibiliza Biblioteca Geoespacial (07/06/2013)

A Biblioteca Geoespacial, sistema de armazenamento e de consulta desenvolvido para organizar e disponibilizar o conteúdo geoespacial produzido e administrado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), com o objetivo de tornar pública essas informações está disponível no site www.cnpma.embrapa.br. O modelo conceitual foi desenvolvido pela pesquisadora Margareth Meirelles, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ).

Leia mais...

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube