Qualidade da Carne - do campo à mesa - Banner de abertura

Homenageados

Foto de Alysson Paolinelli

 

Alysson Paolinelli

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli é o homenageado especial da cerimônia dos 48 anos da Embrapa. Agrônomo formado em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal-UFLA, Paolinelli tem um longo trabalho realizado em prol do desenvolvimento do setor agropecuário nacional, tendo sido grande incentivador e pioneiro para a construção dos alicerces que elevaram o Brasil ao patamar de um dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo e líder em pesquisa agropecuária tropical. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de estruturar e fortalecer o quadro técnico da Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira, como presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Em 2006, foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Hoje, exerce o cargo de presidente executivo da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).


Foto de Carlos Melles

 

Carlos Melles

Pela parceria no desenvolvimento do setor agropecuário e pela parceria que mantém em diversos projetos com a Embrapa, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Nacional será o homenageado na categoria Setor Produtivo. Entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972, o Sebrae objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. A atuação do Sebrae no agronegócio prioriza o atendimento coletivo de empreendedores rurais, com enfoque na profissionalização da gestão das empresas cujas atividades se concentram no campo. O foco da atuação é elevar a cooperação, a produtividade, a competitividade, a qualidade dos produtos e o acesso aos mercados. Sebrae e Embrapa são parceiros no fomento ao pequeno negócio rural no Brasil. Receberá a homenagem seu diretor-presidente, Carlos do Carmo Andrade Melles.


Foto de Deputado Alceu Moreira

 

Deputado Alceu Moreira

O deputado Alceu Moreira será o homenageado na categoria Legislativo Federal pela parceria e contribuições, enquanto parlamentar, sobretudo no período em que presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), para o desenvolvimento da pesquisa e do setor agropecuário nacional, e em especial pelo apoio à Embrapa. Alceu Moreira, 66 anos, nasceu em Osório, no Rio Grande do Sul. É deputado federal em terceiro mandato (2011-2015, 2015-2019 e 2019-2023). Atualmente preside o MDB no Rio Grande do Sul e a Fundação Ulysses Guimarães nacional. É membro titular da Comissão de Agricultura da Câmara e até fevereiro presidiu por dois mandatos a Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso. Antes, foi deputado estadual reeleito, presidente da Assembleia Legislativa do RS, secretário de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano, prefeito reeleito, vice-prefeito e vereador em Osório.


Foto de Ministra Tereza Cristina

 

Ministra Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias será a homenageada na categoria Governo Federal, pela sua contribuição frente ao Ministério da Agricultura no desenvolvimento da pesquisa e do setor agropecuário nacional e, em especial, pelo irrestrito apoio à Embrapa. Engenheira agrônoma e produtora rural, Tereza Cristina nasceu em Campo Grande-MS, em 1954. É deputada federal eleita pelo DEM do Mato Grosso do Sul. Foi reeleita para o segundo mandato (2015-2019 e 2019-2023). Ocupou a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na Câmara dos Deputados, dedicou seu primeiro mandato à defesa de propostas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Antes de chegar à Câmara, Tereza Cristina foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Mato Grosso do Sul, de 2007 a 2014. Também foi diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Minerais de Campo Grande-MS, e diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal de Campo Grande-MS.


Foto de José Carlos Polidoro

 

José Carlos Polidoro

O pesquisador da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, será homenageado na categoria Mérito Técnico-Científico, por sua atuação no Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos). Polidoro é o coordenador nacional do PronaSolos, programa cujo objetivo é mapear os solos de 1,3 milhão de km² do país nos primeiros dez anos e mais 6,9 milhões de km² até 2048. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), ele tem mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), onde realizou o pós-doutorado em Produção Vegetal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo da Fertilidade do solo, Eficiência agronômica de nutrientes na agricultura, métodos de análises de solos e plantas, tecnologias para desenvolvimento de novos fertilizantes. Em gestão, atuou como chefe-adjunto de Pesquisa e Inovação da Embrapa Solos, agosto de 2015 a dezembro de 2017, e como chefe-geral da Unidade entre janeiro 2018 e outubro de 2019.


Foto de Paulo Roberto Bonato

 

Paulo Roberto Bonato

Técnico Agrícola e produtor rural desde 1980 em Cristalina/GO e Brasília/DF com foco em soja, milho, sorgo, trigo e feijão. Paulo Bonato foi campeão nacional de produção de trigo em 2017 e depois bateu seu próprio recorde em 2020. Associado da Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal-Coopa DF é grande parceiro da Embrapa, produzindo sementes e grãos das cultivares desenvolvidas pela Empresa, e apoiando diretamente os projetos de transferência de tecnologia.


Voltar à página inicial dos 48 anos