Nessa página há links que detalham as finalidades - conforme define a Lei 5.851/1972, os objetivos - conforme define o Decreto 7.766/2012, a missão e a atuação da Embrapa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, instituída com fundamento na  Lei 5.851, de 7 de dezembro de 1972, é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Conforme a Lei 5.851/1972, são finalidades da Empresa:

  1. promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País;
  2. dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.

O Decreto 7.766, de 25 de junho de 2012, aprova o Estatuto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Conforme o Decreto, são objetivos da EMBRAPA:

  1. planejar, orientar, controlar, executar e supervisionar atividades de pesquisa agropecuária, para produzir conhecimentos tecnológicos empregados no desenvolvimento da agricultura nacional;
  2. apoiar, técnica e administrativamente, os órgãos e entidades do Poder Executivo, ou organismos vinculados, com atribuições de formulação, orientação e coordenação da política agrícola e da política de ciência e tecnologia relativa ao setor agrícola;
  3. estimular e promover a descentralização operativa de atividades de pesquisa agropecuária de interesse regional, estadual, distrital e municipal, mediante ações de cooperação técnico-científica com organismos de objetivos afins; e
  4. coordenar o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA, mediante convênio com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Missão, Visão e Valores

Missão

Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Visão

Ser referência mundial na geração e oferta de informações, conhecimentos e tecnologias, contribuindo para a inovação e a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar

Valores

Os princípios que balizam as práticas e comportamentos da Embrapa e de seus integrantes, independentemente do cenário vigente, e que representam as doutrinas essenciais e duradouras da Empresa são:

  • 1

    Comprometimento
    Trabalhamos de forma engajada e responsável no cumprimento das nossas atividades.

  • 2

    Cooperação
    Prezamos o trabalho em equipe, com colaboração e transdisciplinaridade.

  • 3

    Equidade
    Acolhemos todos e valorizamos as diferenças na consecução dos nossos objetivos.

  • 4

    Ética
    Trabalhamos para o bem comum, com respeito ao próximo e integridade.

  • 5

    Excelência
    Somos comprometidos com a realização do nosso trabalho e empenhados em entregar os melhores resultados com alto grau de qualidade.

  • 6

    Responsabilidade Socioambiental
    Buscamos soluções que possam devolver para a sociedade os investimentos realizados de forma comprometida com o meio ambiente.

  • 7

    Flexibilidade
    Adaptamo-nos às mudanças e buscamos soluções criativas para as necessidades e os desafios da agricultura.

  • 8

    Transparência
    Nossas ações são pautadas pela publicidade e compartilhamento de informações para uma comunicação aberta com todos os interlocutores.

Atuação

A Embrapa atua por intermédio de Unidades de Pesquisa e de Serviços e de Unidades Administrativas, estando presente em quase todos os Estados da Federação, nos mais diferentes biomas brasileiros.

Para ajudar a construir a liderança do Brasil em agricultura tropical, a Empresa investiu sobretudo no treinamento de sua equipe.

Está sob a sua coordenação o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA, constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações, que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.

Acesse o Plano Diretor da Embrapa.

Conheça a Atuação internacional da Empresa.