O Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS é uma importante ferramenta para gestão e tomada de decisão nas Unidades da Embrapa, a partir do planejamento de ações que promovem práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços em função do seu impacto ambiental, social e econômico. O PLS possibilita definir responsabilidades, indicadores, metas, mecanismos de monitoramento e avaliação, ações de divulgação, conscientização e capacitação, com o objetivo de promover uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade.

A Sustentabilidade ancora a Missão, Visão e Valores da Embrapa e é um dos temas centrais no VII Plano Diretor 2020 - 2030. O nosso valor de sustentabilidade reforça o posicionamento institucional da Empresa de alavancar o bem-estar socioeconômico em harmonia com o meio ambiente, por meio de conhecimentos e soluções inovadoras que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nesse contexto, desde 2018, a Embrapa vem implementando melhorias no desenvolvimento do PLS a nível corporativo, coordenado pela Supervisão de Gestão Ambiental (GAMB) da Gerência de Gestão Integrada da Qualidade (GGIQ), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI).

Em 2020/2021, os dados do PLS das Unidades da Embrapa vêm sendo consolidados no Painel de Dados de Gestão Ambiental e Sustentabilidade para promover avanços na gestão corporativa do PLS. Nesse sentido, os Relatórios do PLS 2019/2020 das Unidades passaram por um processo de análise e validação e, em 25/08/2021, publicaremos o Relatório Corporativo do PLS, integrando dados da série histórica de 2017 a 2021 das Unidades da Embrapa, a ser atualizado a cada semestre.

Acesse aqui o Relatório Corporativo do PLS 2017-2021

 

PLS das Unidades 2018

PLS das Unidades 2016