Pular para o conteúdo

Sistema de suporte à inserção de árvores
na agricultura da Mata Atlântica

Neste espaço estão reunidas diversas informações a respeito de espécies de árvores de interesse econômico nativas da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, com potencial de plantio em espaços de produção agrícola e adequadas a diferentes condições ambientais. A intenção é auxiliar na escolha das espécies mais adequadas a serem introduzidas em sistemas produtivos, de acordo com as peculiaridades de cada propriedade e o objetivo do plantio. Ainda que fundamentado nas características ambientais e de ocorrência de espécies do assentamento São José da Boa Morte, em Cachoeiras de Macacu, RJ, este sistema pode ser utilizado em demais regiões do bioma em que sejam observadas as mesmas características de solo e que sejam área de ocorrência das espécies citadas.

Escolha abaixo a condição de drenagem da área:

Área com boa drenagem

Não apresenta acúmulo de água. Quando chove intensamente, a água logo escorre ou se infiltra no solo, não apresentando alagamento por longos períodos.

Área suscetível a alagamento

Não tem boa drenagem. No período chuvoso, pode ficar alagada por semanas, até que a água seja completamente drenada.

Principais finalidades das espécies

A inserção de árvores em sistemas produtivos pode estar vinculada a um incremento econômico, podendo ser usadas para diversas finalidades. Veja:

                          

Veja também:

                        

 

Realização