Projetos

Leguminosas para adubação verde como fonte de carbono e nitrogênio no cultivo orgânico de hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: Auras, Nátia Élen

Leguminosas para adubação verde podem contribuir de forma eficaz nas unidades de produção orgânica, por meio do aporte de matéria orgânica rica em nitrogênio, possibilitando aos agricultores autonomia quanto à dependência externa desse nutriente. O objetivo principal deste projeto foi gerar conhecimentos e bases tecnológicas para ampliar a utilização da adubação verde no manejo orgânico de hortaliças de importância socioeconômica no Estado do Rio de Janeiro.
Para tanto, foram propostos experimentos conduzidos prioritariamente nas regiões da Baixada, do Centro-Sul e da Serra Fluminenses, utilizando a infraestrutura da Embrapa Agrobiologia e da Empresa de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio). Os experimentos foram divididos em estudos de caracterização agronômica de novas introduções de leguminosas; discriminação isotópica de 15N em leguminosas; adubação verde antecedendo o cultivo de hortaliças em sistema de plantio direto ou preparo de solo convencional; adubação verde em consórcio com hortaliças; e cultivo de hortaliças com cobertura morta, formada por material de parte aérea de leguminosas.
Foram quantificadas a fixação de nitrogênio e a contribuição das leguminosas na nutrição nitrogenada de hortaliças raízes e folhosas. Em relação à cobertura morta, também foi enfatizado o controle de ervas espontâneas e a economia na utilização de água. O intuito foi contribuir para a geração de tecnologias que acarretem impactos positivos do ponto de vista ambiental (proteção do solo e aumento da diversidade funcional), social (adaptação à produção familiar) e econômico (redução do uso de insumos externos à unidade de produção e agregação de valor via produto orgânico).

Ecossistema: Floresta Atlântica

Situação: concluído Data de Início: 11/2007 Data de Finalização: 01/2009

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Jose Guilherme Marinho Guerra

Contato: guilherme.guerra@embrapa.br

Galeria de imagens