Projetos

Contribuição do manejo do solo e da biomassa em sistemas orgânicos de produção para o fortalecimento da economia verde no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: PARRON, LUCILIA MARIA

Fortalecer a economia verde no Brasil, conciliando o desenvolvimento econômico com soluções para a melhoria ambiental, por meio de uma agricultura sustentável, que não degrade o meio ambiente, foi o grande objetivo deste projeto, que teve como ponto de partida especificamente a contribuição do manejo do solo e da biomassa vegetal em sistemas orgânicos de produção. Ao contrário de muitos sistemas de produção agrícola, a agricultura orgânica oferece um conjunto de práticas e técnicas capazes de contribuir para o aumento da sustentabilidade, como é o caso do manejo do solo e da biomassa vegetal.
A conservação e a melhoria do solo são fundamentais para garantir padrões de produção para a competitividade dos sistemas orgânicos, que são baseados em processos biológicos, no aporte de matéria orgânica e na gestão da biomassa nas unidades agrícolas. Nesse sentido, o manejo da biomassa vegetal merece destaque especial, envolvendo práticas como adubação verde, emprego de plantas de cobertura, rotações de culturas e consórcios.
O projeto também avaliou práticas conservacionistas e técnicas capazes de promover melhorias na fertilidade do solo em sistemas orgânicos, além de analisar seus efeitos sobre a qualidade dos alimentos e sobre a população de insetos-pragas e de fitopatógenos. Além disso, foi responsável pela validação de conhecimentos e tecnologias junto a agricultores orgânicos ou em transição agroecológica, em diferentes biomas brasileiros.

Situação: concluído Data de Início: 09/2012 Data de Finalização: 06/2016

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Jose Antonio Azevedo Espindola

Contato: jose.espindola@embrapa.br

Galeria de imagens