Projetos

Biogeografia e genética populacional de beta-rizóbios isolados de Clitoria fairchildiana e Mimosa caesalpiniifolia: influência do endossimbionte na adaptação de leguminosas a novos habitats

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: JESUS, Ederson C.

O sombreiro ( C litoria fairchildiana) e o sabiá ( Mimosa caesalpiniifolia) são leguminosas originárias da Amazônia e da Caatinga, respectivamente, embora sejam comuns no Rio de Janeiro devido ao seu uso extenso na arborização urbana e na recuperação de áreas degradadas. Ambas fazem simbiose com rizóbios, em especial beta-rizóbios – e isso pode ter sido determinante para a introdução bem-sucedida dessas leguminosas no Estado.
Tendo isso em vista, o sombreiro e o sabiá são modelos em potencial para a compreensão de como a interação com endossimbiontes afeta a adaptação de espécies vegetais a novos habitats. Há a possibilidade de que o simbionte fixador de nitrogênio tenha sido introduzido juntamente com sementes ou mudas. Alternativamente, beta-rizóbios nativos do Rio de Janeiro, porém associados às espécies de leguminosas da Mata Atlântica fluminense, podem estar nodulando os espécimes de sombreiro e sabiá presentes no Estado, caracterizando essas leguminosas como espécies promíscuas.
Este projeto teve como ponto de partida essa questão, comparando estirpes de beta-rizóbios de espécimes de sombreiro e de sabiá provenientes do Rio de Janeiro com estirpes isoladas das regiões onde essas leguminosas são endêmicas, de modo a determinar o papel dos endossimbiontes em sua adaptação ao novo ambiente.
O objetivo foi ter uma melhor compreensão de como a relação entre a planta e seus simbiontes contribuiu para a adaptação do sombreiro e do sabiá ao ambiente do Rio de Janeiro, elucidando aspectos envolvidos na adaptação de espécies invasoras a novos ambientes.

Situação: concluído Data de Início: 11/2012 Data de Finalização: 10/2015

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Ederson da Conceicao Jesus

Contato: ederson.jesus@embrapa.br

Galeria de imagens