Projetos

Produção sustentável de biomassa de capim-elefante para fins energéticos no Estado do Rio de Janeiro: contribuição da fixação biológica de nitrogênio e das cinzas da queima da biomassa na produção vegetal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: URQUIAGA, Segundo S.

Este projeto baseou-se no potencial da biomassa de capim-elefante para uso como fonte alternativa de energia renovável. Estudos preliminares mostravam o alto balanço energético dessa biomassa, com mais de 25 unidades de energia obtidas por cada unidade de energia investida na produção. Mas o ganho energético pode ser ainda maior com a otimização da FBN e com a reciclagem dos nutrientes contidos nas cinzas, após a queima da biomassa – ao invés do despejo em aterros sanitários ou no ambiente.
Assim, o objetivo deste projeto foi determinar a contribuição da FBN na nutrição de diferentes genótipos da cultura, sob duas condições de solo, e verificar a eficiência fertilizante das cinzas após a produção da cultura, contribuindo para a busca de uma fonte de energia renovável alternativa para substituir o uso da lenha derivada do desmatamento.
Os estudos foram concentrados no Estado do Rio de Janeiro, onde o cultivo de capim-elefante para fins energéticos pode impactar, ainda, em vantagens econômicas e sociais, ampliando a diversificação de culturas, a oferta de empregos e a melhoria da renda no setor agrícola, contribuindo, dessa forma, para diminuir o êxodo rural, em favor do Estado e do País.

Situação: concluído Data de Início: Wed May 01 00:00:00 GMT-03:00 2013 Data de Finalização: Sat Apr 30 00:00:00 GMT-03:00 2016

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Segundo Sacramento Urquiaga Caballero

Contato: segundo.urquiaga@embrapa.br

Galeria de imagens