Projetos

Inoculantes de rizóbio de alta eficiência e qualidade para as leguminosas de grãos feijão-caupi, amendoim e bambara groundnut, no norte de Gana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: RIBEIRO, Maria Eugênia

Feijão-caupi, amendoim e bambara groundnut ( Vigna subterranea) são importantes leguminosas de grãos no oeste da África, sendo que tecnologias de baixo custo que aumentem sua produtividade podem implicar em grandes impactos nutricionais e sociais. Experimentos de campo conduzidos em Gana, na África, mostraram incrementos de 40% a 100% na produção, após o uso de inoculantes de rizóbios fornecidos pela Embrapa.
Tendo isso em vista, o Savanna Agricultural Research Institute, da Council for Scientific and Industrial Research (CSIR-SARI), instituição parceira da Embrapa na África, quer aumentar a escala da produção de inoculantes e garantir a distribuição do produto para 20 mil produtores rurais. Nesse sentido, a Embrapa colaborou para a transferência de protocolos de controle de qualidade e expertise técnica para treinamento da equipe. Este projeto teve como objetivo estabelecer no CSIR-SARI procedimentos rigorosos de controle de qualidade de inoculantes, treinar técnicos e profissionais para fazer o controle de qualidade em técnicas de biologia molecular e no isolamento e seleção de estirpes de rizóbio.

Situação: concluído Data de Início: 08/2014 Data de Finalização: 03/2017

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Luc Felicianus Marie Rouws

Contato: luc.rouws@embrapa.br

Galeria de imagens