Projetos

Modernização da coleção de culturas de bactérias diazotróficas da Embrapa Agrobiologia como suporte para a agricultura sustentável e conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: PORPINO, Gustavo

A coleção de culturas de microrganismos multifuncionais da Embrapa Agrobiologia (CCBD) contém aproximadamente 3,2 mil isolados de diversas culturas, sendo reconhecida nacionalmente. Mas muitos isolados foram selecionados, caracterizados morfofisiologicamente e depositados na coleção há várias décadas - e, por isso, havia a necessidade de modernização da coleção. Isso porque as técnicas de caracterização e o conhecimento científico evoluíram expressivamente - o que significa que a maioria dos isolados não haviam sido estudados adequadamente se considerados os métodos modernos.
Assim, a intenção deste projeto foi modernizar a CCBD por meio do estudo da biodiversidade, acrescentando informações taxonômicas e fenotípicas aos isolados já depositados, além do isolamento e caracterização de novos grupos de bactérias diazotróficas. A proposta foi estruturar um banco de DNA para ser estocado em longo prazo.
Além disso, estudou-se fenotipicamente 400 isolados de culturas com importância estratégica para o Estado do Rio de Janeiro, como cana-de-açúcar, milho, feijão e algumas leguminosas arbóreas. Nesses isolados, foram considerados caracteres relacionados ao potencial de promoção de crescimento. Também foram combinados métodos de biologia molecular avançada e microbiologia clássica para a identificação de novas bactérias diazotróficas na cultura de cana-de-açúcar. Novas bactérias também foram adicionadas à CCBD, trazendo novos recursos genéticos.

Situação: concluído Data de Início: 09/2014 Data de Finalização: 08/2016

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Jose Ivo Baldani

Contato: ivo.baldani@embrapa.br

Galeria de imagens