Projetos

Uma visão integradora da restauração e adequação ambiental na paisagem rural da Mata Atlântica do Sul e Sudeste do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: UZÊDA, Mariella Camardelli

O objetivo deste projeto foi fortalecer o arranjo SUSTRURAL – conjunto de projetos da Embrapa relacionados à restauração e adequação ambiental da paisagem rural na Mata Atlântica nas regiões Sul e Sudeste do Brasil – a partir de um aprofundamento na integração e da capacitação dos membros componentes.
O arranjo SUSTRURAL foi criado para estudar soluções à problemática vivenciada pela paisagem rural inserida na Mata Atlântica, que é caracterizada pelo predomínio da fragmentação dos ecossistemas florestais, em particular nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, gerando um quadro muitas vezes de baixa produtividade agrícola, perda de biodiversidade e baixa oferta de serviços ambientais. Fazem parte do arranjo a Embrapa Solos, a Embrapa Florestas, a Embrapa Pecuária Sudeste, a Embrapa Meio Ambiente e a Embrapa Gado de Leite, além da Embrapa Agrobiologia.
A restauração de áreas degradadas e a adequação ambiental em propriedades rurais são considerados temas-chave para a efetiva implantação do novo Código Florestal brasileiro. Nesse sentido, o cadastramento das propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem gerado uma demanda para que soluções tecnológicas sejam apresentadas pelas instituições de pesquisa para a eficaz recuperação de áreas de preservação permanente (APP), de reserva legal (RL) e para sistemas de produção que envolvam a inserção de árvores, como os sistemas silvipastoris e os sistemas agroflorestais.

Situação: concluído Data de Início: 02/2016 Data de Finalização: 01/2019

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder do Projeto: Luiz Fernando Duarte de Moraes

Contato: luiz.moraes@embrapa.br

Galeria de imagens