Projetos

Bioproduto à base de óleo essencial para tratamento sanitário de sementes de soja em sistema orgânico ou de base ecológica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: SOUZA, Síglia Regina dos Santos

O objetivo deste projeto é selecionar óleos essenciais, obtidos de plantas condimentares, que apresentem potencial de tratamento sanitário em sistemas orgânicos de produção de soja sem que interfiram na germinação das sementes e que, concomitantemente, sejam compatíveis às bactérias do gênero Bradyrhizobium, utilizadas para a promoção de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) na cultura.
A intenção é desenvolver um bioproduto eficiente que possa ser utilizado por produtores orgânicos de soja, agindo sobre os problemas fitossanitários que atingem as sementes, como é o caso da infecção pelo fungo Aspergillus flavus, que causa seu apodrecimento, impedindo o desenvolvimento das plântulas. O tratamento das sementes pode ser uma opção rápida e eficiente no controle de patógenos, resultando em uma redução significativa no uso posterior de defensivos. O desafio é encontrar uma solução que atenda à legislação específica da área de produção orgânica, já que a maioria dos produtos já existentes é de origem sintética.
Além disso, no caso dos produtores convencionais há prejuízos, pois a maioria das combinações de fungicidas comerciais indicados para o tratamento de sementes reduz a nodulação e a FBN, prática largamente utilizada na cultura de soja. A pesquisa com produtos naturais, como óleos essenciais de origem vegetal, é uma tendência mundial na busca de encontrar novas alternativas de controle.

Situação: em execução Data de Início: 05/2021 Data de Finalização: 04/2024

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Lilia Aparecida Salgado de Morais

Contato: lilia.salgado@embrapa.br

Galeria de imagens