Projetos

Filtrar por:

Situações
Ecossistemas
Regiões
Ordenação: data ▾  |  alfabética
 

A inoculação de sementes com estirpes bacterianas fixadoras de nitrogênio é uma prática consagrada no Brasil para a cultura da soja. Para outras culturas de grãos, no entanto, está longe de atingir um patamar significativo, o que é amplificado nas áreas de agricultura familiar. A intenção desta pesquisa foi desenvolver uma prática para inoculação de sementes de feijão comum e de feijão-caupi a partir do extrato de nódulos de raízes disponíveis nas unidades produtivas.
O uso desse extrato, ca ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/05/2014

O Brasil é mundialmente reconhecido como um dos países mais avançados na exploração da fixação biológica de nitrogênio (FBN), possuindo grande experiência na geração de tecnologias com esse processo, a partir de uma vasta diversidade bacteriana existente. Por outro lado, o País não possui tradição na classificação taxonômica bacteriana, havendo dependência de pesquisadores de outros países para a descrição de novas bactérias.
Este projeto estabeleceu metodologias para a classificação de bact ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/06/2013

Este projeto baseou-se no potencial da biomassa de capim-elefante para uso como fonte alternativa de energia renovável. Estudos preliminares mostravam o alto balanço energético dessa biomassa, com mais de 25 unidades de energia obtidas por cada unidade de energia investida na produção. Mas o ganho energético pode ser ainda maior com a otimização da FBN e com a reciclagem dos nutrientes contidos nas cinzas, após a queima da biomassa – ao invés do despejo em aterros sanitários ou no ambiente. ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/05/2013

O sombreiro ( C litoria fairchildiana) e o sabiá ( Mimosa caesalpiniifolia) são leguminosas originárias da Amazônia e da Caatinga, respectivamente, embora sejam comuns no Rio de Janeiro devido ao seu uso extenso na arborização urbana e na recuperação de áreas degradadas. Ambas fazem simbiose com rizóbios, em especial beta-rizóbios – e isso pode ter sido determinante para a introdução bem-sucedida dessas leguminosas no Estado.
Tendo isso em vista, o sombreiro e o sabiá sã ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/11/2012

As enzimas do solo possuem um papel-chave nos ecossistemas, pois estão envolvidas em inúmeros processos associados à decomposição da matéria orgânica. São exemplos os grupos das fosfatases, arilsulfatases e β-glicosidases, que têm demonstrado a capacidade de responder rapidamente ao manejo, muito antes que outras propriedades do solo, sendo, portanto, importantes indicadoras de mudanças no status da matéria orgânica do solo.
A mensuração da atividade dessas enzimas tem sido crescent ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/11/2012

O projeto teve como objetivo validar, caracterizar e recomendar bactérias do grupo dos rizóbios para uso em inoculantes comerciais para leguminosas arbóreas (madeiráveis ou utilizadas na recuperação de áreas degradadas) e leguminosas herbáceas e arbustivas de climas tropical e temperado, que podem ser utilizadas como adubos verdes ou forrageiras.
A demanda por esses inoculantes tem aumentado consideravelmente após a aprovação do novo Código Florestal brasileiro e a implementação do Plano AB ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/10/2012

Fortalecer a economia verde no Brasil, conciliando o desenvolvimento econômico com soluções para a melhoria ambiental, por meio de uma agricultura sustentável, que não degrade o meio ambiente, foi o grande objetivo deste projeto, que teve como ponto de partida especificamente a contribuição do manejo do solo e da biomassa vegetal em sistemas orgânicos de produção. Ao contrário de muitos sistemas de produção agrícola, a agricultura orgânica oferece um conjunto de práticas e técnicas capazes de co ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/09/2012

O nitrogênio é um dos nutrientes mais exigidos no cultivo do feijoeiro. No entanto, o uso de fertilizantes nitrogenados pode resultar em perdas de mais de 60% do nitrogênio aplicado, ocasionando a poluição dos solos e da água, por lixiviação, e também do ar, por meio da emissão de gases de efeito estufa. A fixação biológica de nitrogênio (FBN) pode promover a sustentabilidade econômica e ambiental desse sistema produtivo, com a substituição total ou parcial do fertilizante nitrogenado.
O foc ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/10/2011

A extração de material de características plásticas é uma atividade comum em todo o País, apresentando nomes e peculiaridades em cada região, como saibro, barro, argila, piçarra, entre outros. Essas áreas exploratórias são comumente abertas em encostas ou em cavas que, muitas vezes, podem chegar a alguns metros de profundidade. Podem, ainda, simplesmente retirar todo um morro ou encosta, tornando a topografia da área bem distinta em relação à original.
É difícil estabelecer o total da área i ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/09/2010

Na associação feijoeiro-rizóbio, assim como com outras leguminosas, o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) é complexo, sofrendo efeitos de fatores bióticos – que interferem no desempenho das estirpes de rizóbio – e ambientais – que influenciam na eficiência da simbiose. A necessidade de aprofundar os estudos a respeito da FBN em feijoeiro, apesar dos avanços já obtidos na caracterização de diferentes gêneros de rizóbio tolerantes a estresses ambientais como altas temperaturas e baix ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/04/2010