Projetos

Filtrar por:

Situações
Ecossistemas
Regiões
Ordenação: data  |  alfabética ▴
 

O aumento global da demanda por madeira é cada vez mais atendido pelas plantações florestais e, no caso do Brasil, principalmente por plantações de eucalipto. No entanto, a capacidade de atender à demanda é limitada pela competição do uso da terra. Assim, aumentar ou manter a produtividade a longo prazo é essencial. Mas um dos problemas potenciais para isso é a intensificação da deficiência de nitrogênio após várias rotações de culturas, sobretudo em plantações de ciclo curto.
A inclusão de ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/04/2012

As leguminosas usadas como adubo verde, a exemplo do tremoço ( Lupinus spp.) e da ervilhaca ( Vicia villosa), plantadas no inverno na Região Sul do Brasil podem fornecer grandes ingressos de nitrogênio para a cultura subsequente. Em sistemas de rotações de culturas manejados sob plantio direto, já foi demonstrado que a inserção de uma leguminosa pode substituir, parcial ou totalmente, os fertilizantes nitrogenados utilizados na cultura do milho subsequente.
Resultados também m ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/09/2010

O interesse em fontes de energia renováveis e em tecnologias que permitam a mitigação de gases de efeito estufa colocou a cana-de-açúcar, principal produto agrícola do Estado do Rio de Janeiro, sob atenção mundial. Uma estratégia de otimização da produtividade dessa cultura, com diminuição da produção de gases de efeito estufa, é a inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio.
No entanto, estudos sugerem que o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) nem sempre é responsável pel ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/11/2012

O cultivo do feijão-mungo ( Vigna radiata L.) – leguminosa pulse com demanda crescente no Brasil – pode ser uma alternativa para ampliar as oportunidades agrícolas do Rio de Janeiro, sobretudo no Norte do Estado. O objetivo deste projeto é caracterizar, identificar e pré-selecionar estirpes de bactérias associadas em feijão-mungo, bem como analisar sua eficiência simbiótica e a quantificação da fixação biológica de nitrogênio (FBN) na cultura.
Dados locais do estado do Mato Grosso rev ...

Situação: em execução     Data de Início: 01/11/2019

Leguminosas para adubação verde podem contribuir de forma eficaz nas unidades de produção orgânica, por meio do aporte de matéria orgânica rica em nitrogênio, possibilitando aos agricultores autonomia quanto à dependência externa desse nutriente. O objetivo principal deste projeto foi gerar conhecimentos e bases tecnológicas para ampliar a utilização da adubação verde no manejo orgânico de hortaliças de importância socioeconômica no Estado do Rio de Janeiro.
Para tanto, foram propostos expe ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/11/2007

Na primeira década dos anos 2000, a produção de suínos cresceu bastante na região de Rio Verde, no Estado de Goiás, motivada pela presença do frigorífico Perdigão e da perspectiva de instalação do frigorífico Sadia, mais ao sul do Estado. O impacto ambiental nas áreas de criação de suínos da região de Rio Verde, principalmente no que se refere ao destino dos dejetos, foi considerável, em função de sua aplicação fora de época em lavouras – e também pelas altas doses aplicadas superficialmente no ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/09/2008

Os isótopos estáveis mais utilizados na pesquisa agrícola e ambiental são o 15N e o 13C, que contribuem muito nos estudos de quantificação da fixação biológica de nitrogênio (FBN) em diversas culturas de gramíneas. As técnicas de 15N e 13C são empregadas tanto para quantificar o destino dos adubos nitrogenados quanto o carbono derivado dos resíduos de colheita no sistema solo-planta-atmosfera, contribuindo para a determinação das taxas de emissão de gases de efeito estufa (principalmente CO2, N2 ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/02/2009

O objetivo deste projeto foi validar um veículo à base de mistura polimérica para pré-inoculação de sementes, dentro dos limites aceitáveis de qualidade para o produto final, usando como modelo a interação entre feijão-caupi e rizóbio. Inoculantes com rizóbios são tradicionalmente produzidos com veículos à base de turfa ou líquidos, que apresentam limitações relacionadas à sua produção e aplicação.
A mistura polimérica já foi previamente testada in vitro e patenteada, sendo capaz de ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/04/2009

Inoculantes contendo bactérias ou mesmo outros microrganismos podem atuar no crescimento de plantas. No caso do grupo das bactérias diazotróficas, o maior e melhor exemplo é o inoculante para a cultura da soja. Essa tecnologia tem sido usada no Brasil há quase 50 anos e evoluiu para um produto reconhecido por sua qualidade e efetividade. Tradicionalmente, esse inoculante é produzido utilizando solo de turfeiras, que pode ser de jazidas nacionais ou importado de outros países, como o Canadá.
...

Situação: concluído     Data de Início: 01/12/2009

Este projeto pretende entender quais atributos funcionais das espécies florestais são capazes de superar ou adaptar-se a determinadas restrições – ou filtros – ambientais no processo de restauração. Isso porque o plantio misto de espécies florestais nativas se consolidou como a mais bem-sucedida técnica de restauração das florestas brasileiras, em especial a Mata Atlântica, mas ainda pouco se sabe sobre o papel das diferentes espécies para a formação de comunidades naturais, considerando seus at ...

Situação: em execução     Data de Início: 01/05/2019