Histórico do CRB-JD

A coleção de culturas da Embrapa Agrobiologia – que possui o acrônimo BR – teve seu início ainda na década de 1960, a partir dos esforços da pesquisadora Johanna Döbereiner. É uma das coleções brasileiras mais antigas da World Federation for Culture Collections (WFCC coleção 364) e atualmente possui cerca de 3,7 mil bactérias e 50 fungos micorrízicos arbusculares depositados, sendo reconhecida mundialmente por manter alta diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio.
 
Em 2012, a coleção foi indicada para compor o Centro de Recursos Biológicos do Agronegócio – coordenado pela Embrapa –, que é um dos centros integrantes da Rede Brasileira de Centros de Recursos Biológicos (Rede CRB-Br), em implantação por iniciativa do programa prioritário de fronteiras para a inovação em biotecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Portaria nº 409, de 15 de abril de 2014).
 
Na Embrapa Agrobiologia, foi criado o Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD), no qual foram reunidas a tradicional coleção de culturas BR, outras coleções de bactérias e fungos de importância agrícola e as atividades de bioprocessos, produção e análise da qualidade de inoculantes microbianos.
 
A missão do CRB-JD é manter conservado o banco de germoplasma microbiano, além de realizar intercâmbios, enriquecer seu acervo pela incorporação de novos microrganismos, desenvolver insumos biológicos e realizar treinamentos para a academia e profissionais de uma forma geral, a exemplo do treinamento em taxonomia microbiana.
 
 

Galeria de imagens

Treinamentos

O CRB-JD disponibiliza internamente cursos e treinamentos dentro da sua área de atuação e pode oferecer treinamentos específicos ao público externo, como empresas e outras instituições, mediante demanda. Atualmente são oferecidos dois cursos anuais: Microbiologia básica e Introdução às técnicas de produção de inoculantes e controle de qualidade.

Áreas de interesse

A equipe do CRB-JD tem interesse em parcerias para pesquisa e prestação e serviço nas áreas de taxonomia e filogenia microbiana, promoção de crescimento de plantas, análise de qualidade de produtos inoculantes, bioprocessos, desenvolvimento de novos produtos inoculantes, biopropecção de moléculas microbianas de interesse agrícola.
 

Equipe

Curador: Jerri Édson Zilli (jerri.zilli@embrapa.br)
Curador associado: Luís Henrique de Barros Soares (luis.soares@embrapa.br)
 
Coleção de bactérias:
Rosa Maria Pitard
Aline Vieira de Matos Macedo
Fernanda dos Santos Dourado
Natália Neutzling Camacho
 
Coleção de fungos:
Orivaldo José Saggin Júnior (orivaldo.saggin@embrapa.br)
Eliane Maria Ribeiro da Silva
Itamar Garcia Ignácio
 
Inoculantes:
Eliane Carollo
 
Colaboradores:
Jean Luiz de Araújo (Bioinformática)
Luc Rouws (Microscopia)
Damaris Alencar de Farias (apoio técnico)