Bioinsumos: tecnologia sustentável para o crescimento vegetal

O Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD) é um importante espaço da conservação, prestação de serviços e pesquisa de insumos biológicos. É um importante centro de conservação de recursos genéticos microbianos de bactérias fixadoras de nitrogênio, fungos micorrízicos arbusculares e de outros microrganismos promotores do crescimento vegetal, e também desenvolve pesquisa científica com seu acervo, junto a Embrapa e parceiros de instituições de pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica. 

No segmento de prestação de serviços, o CRB-JD produz e fornece inoculantes microbianos, particularmente a base de bactérias fixadoras de nitrogênio e fungos micorrízicos arbusculares, direcionados a atender a pesquisa científica brasileira. Para o mercado de inoculantes, o CRB-JD presta serviços em duas vertentes: o controle de qualidade de inoculantes produzidos pelas empresas e outras instituições e a validação da eficiência agronômica desses inoculantes.

 

Confira nossos serviços

Foto : Jerri Zilli

Contagem de bactérias diazotróficas em tecidos vegetais

Contagem de bactérias diazotróficas em tecidos vegetais

A contagem de baterias diazotróficas é feita em amostras de tecido vegetal, seguindo a Instrução Normativa Nº 30/2010 (SDA/MAPA). Este serviço é prestado para empresas, instituições e outros interessados mediante contato prévio. O resultado das análises é apresentado na forma de certificado de análise, enviado por via eletrônica ou também por correio, caso haja necessidade do cliente.

Como solicitar?

1. Encaminhar o pedido para cnpab.crbjd.pedidos@embrapa.br

2. Após o recebimento do pedido, entraremos em contato com as informações sobre a documentação necessária e custos.

Controle de qualidade de inoculantes

Depósito bacteriano

Depósito fúngico

Validação agronômica de inoculantes

Inoculantes bacterianos

Inoculantes fúngicos

Intercâmbio de estirpes bacterianas

Intercâmbio de linhagens fúngicas

Análise de fungos micorrízicos arbusculares em solos ou raízes

Histórico

A coleção de culturas da Embrapa Agrobiologia – que possui o acrônimo BR – teve seu início ainda na década de 1960, a partir dos esforços da pesquisadora Johanna Döbereiner. É uma das coleções brasileiras mais antigas da World Federation for Culture Collections (WFCC coleção 364) e atualmente possui cerca de 5 mil bactérias e 50 fungos micorrízicos arbusculares depositados, sendo reconhecida mundialmente por manter alta diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio.
 
Em 2012, a coleção foi indicada para compor o Centro de Recursos Biológicos do Agronegócio – coordenado pela Embrapa –, que é um dos centros integrantes da Rede Brasileira de Centros de Recursos Biológicos (Rede CRB-Br), uma iniciativa do programa prioritário de fronteiras para a inovação em biotecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Portaria nº 409, de 15 de abril de 2014).
 
Na Embrapa Agrobiologia, foi criado o Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD), no qual foram reunidas a tradicional coleção de culturas BR, outras coleções de bactérias e fungos de importância agrícola e as atividades de bioprocessos, produção e análise da qualidade de inoculantes microbianos.
 
A missão do CRB-JD é manter conservado o banco de germoplasma microbiano, além de realizar intercâmbios, enriquecer seu acervo pela incorporação de novos microrganismos, desenvolver insumos biológicos e realizar treinamentos para a academia e profissionais de uma forma geral, a exemplo do treinamento em taxonomia microbiana.
 
 

Galeria de imagens

Treinamentos

O CRB-JD disponibiliza internamente cursos e treinamentos dentro da sua área de atuação e pode oferecer treinamentos específicos ao público externo, como empresas e outras instituições, mediante demanda. Atualmente são oferecidos dois cursos anuais: Microbiologia básica e Introdução às técnicas de produção de inoculantes e controle de qualidade.
 

Áreas de interesse

A equipe do CRB-JD tem interesse em parcerias para pesquisa e prestação de serviço nas áreas de taxonomia e filogenia microbiana, promoção de crescimento de plantas, análise de qualidade de produtos inoculantes, bioprocessos, desenvolvimento de novos produtos inoculantes e bioprospecção de moléculas microbianas de interesse agrícola.
 

Equipe

Curador: Jerri Édson Zilli (jerri.zilli@embrapa.br)
Curador associado: Luís Henrique de Barros Soares (luis.soares@embrapa.br)
 
Coleção de bactérias:
Fernanda dos Santos Dourado
Natália Neutzling Camacho
 
Coleção de fungos:
Orivaldo José Saggin Júnior (orivaldo.saggin@embrapa.br)
Eliane Maria Ribeiro da Silva
Itamar Garcia Ignácio
 
Inoculantes:
Aline Vieira de Matos Macedo
 
Colaboradores:
Jean Luiz de Araújo (Bioinformática)
Luc Rouws (Microscopia)
 

Acesso rápido

   

 

   

 

   

Faça o download

Como fazer a inoculação das seguintes leguminosas:

        

Amendoim                             Crotalária espectábilis             Crotalária júncea                  Estilosantes                         Feijão-caupi

 

        

Feijão-de-porco                     Feijão comum                       Guandu                                  Jacarandá-da-Bahia              Leucena

 

    

Mucuna                                  Mulungu                                 Timbaúva

Embrapa Agrobiologia

Rodovia BR-465, Km 7 (antiga Rodovia Rio/São Paulo) Bairro Ecologia CEP: 23891-000  - Seropédica - RJ
Fone: (21) 3441-1500 | SAC

Acesso restrito