Dirigentes

Foto de Gustavo Ribeiro Xavier

Chefe-geral

Gustavo Ribeiro Xavier

Nascido no Rio de Janeiro/RJ, Gustavo Ribeiro Xavier é graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com mestrado e doutorado em Ciência do Solo pela mesma instituição. Pesquisador da Embrapa desde 2002, atua como microbiologista do solo em projetos de pesquisa e transferência de tecnologia. É líder de projetos pela Embrapa e também pelas instituições de fomento Faperj, CNPq e Capes. Contribuiu para a recomendação de estirpes utilizadas em inoculantes para feijão-caupi no Ministério da Agricultura, tecnologia que integra o balanço social da Embrapa desde 2005. Fez parte dos ensaios de impacto ambiental que subsidiaram a avaliação da CTNBio em relação ao feijão transgênico resistente ao vírus do mosaico dourado da Embrapa, em 2011. Internacionalmente, mantém parceria com Portugal, Alemanha, Moçambique e Gana, onde integra a equipe responsável pela validação, produção, uso e distribuição da tecnologia de inoculação de feijão-caupi com rizóbios. Pela academia, atua nos cursos de pós-graduação em Biotecnologia Vegetal (UFRJ) e Ciência do Solo (UFRRJ). É reconhecido como jovem cientista pela Faperj e bolsista de produtividade pelo CNPq na categoria de pesquisa e também na de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora.

Currículo Lattes


Foto de Maria Elizabeth Fernandes Correia

Chefe-adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento

Maria Elizabeth Fernandes Correia

Nascida no Rio de Janeiro/RJ, Maria Elizabeth Fernandes Correia possui licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora da Embrapa desde 1997, atua na área de ecologia, com ênfase em fauna do solo, trabalhando principalmente com recuperação de áreas degradadas, ecotoxicologia de solos e agroecologia. Na academia, atua nos cursos de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária (UFRRJ) e Ciência do Solo (UFRRJ).

Currículo Lattes


Foto de Ana Siewert Garofolo

Chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia

Ana Siewert Garofolo

Natural de Campinas/SP, Ana Siewert Garofolo é graduada em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Ciências pela mesma instituição e com doutorado em andamento na área de Engenharia Agrícola, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui especializações em Gestão Ambiental, também pela Unicamp, e em Educação Ambiental, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Pesquisadora da Embrapa desde 2012, atua no setor de Transferência de Tecnologia, com pesquisas voltadas para a área de desenvolvimento rural sustentável e gestão do conhecimento, com ênfase na estruturação de projetos de transferência tecnológica para agricultura comercial e familiar e na capacitação de agentes de extensão rural. Também participa de projetos vinculados à temática de adequação ambiental de propriedades rurais, em especial as atreladas ao Código Florestal, e de projetos sobre desenvolvimento territorial. Pela academia, atua como professora no curso de pós-graduação em Administração Estratégica na Universidade Paulista (Unip).

Currículo Lattes


Foto de Joyce Aparecida Marques dos Santos

Chefe-adjunta de Administração

Joyce Aparecida Marques dos Santos

Natural de Sete Lagoas/MG, Joyce Marques é graduada em Administração pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm), com mestrado em Inovação e Competitividade pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (Fipel). Iniciou sua carreira na Embrapa Agrobiologia em 2008, como analista de negócios. Foi supervisora da área de prospecção e avaliação de tecnologia e chefe interina do setor de Transferência de Tecnologia entre julho e novembro de 2013. Também foi supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) da Unidade. Além disso, é membro do Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI), atuando nessa área e também no apoio à gestão estratégica da Unidade. Entre 2011 e 2013 participou como avaliadora do Programa de Excelência na Gestão da ABIPTI e como avaliadora do Programa Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS).

Currículo Lattes