A Embrapa Agrobiologia conta com uma área total de 862,5 hectares e uma infraestrutura que abrange uma edificação histórica tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, além de prédio administrativo, pavilhão de pesquisa, casas de vegetação, centro de recursos biológicos e laboratórios e biblioteca, bem como áreas destinadas aos campos experimentais – Terraço e Fazendinha Agroecológica Km 47 –, garagem e casa de hóspedes. Além disso, mantém um Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores em Nova Friburgo, em parceria com a Embrapa Solos e a Embrapa Agroindústria de Alimentos.

  •  
    Bioinsumos

    Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner

    O Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD) é um importante espaço de conservação, prestação de serviços e pesquisa na área de insumos biológicos – alternativa sustentável para promover o crescimento vegetal, aumentar a fertilidade do solo ou combater pragas e doenças. Abriga a maior coleção da Embrapa voltada para o desenvolvimento de bioinsumos, com mais de 5 mil microrganismos.

  • Pesquisa

    Estrutura laboratorial

    A Embrapa Agrobiologia possui laboratórios que realizam análises químicas de solo e de plantas, contando ainda com uma estrutura de apoio bastante robusta, com diversas salas para limpeza, gerenciamento de resíduos, entre outras atividades.
  • Campo experimental

    Terraço

    Com uma área de cerca de 400 hectares, o Terraço foi o primeiro campo experimental da Embrapa Agrobiologia. O espaço concentra diversos experimentos, das mais diversas linhas de pesquisa, onde são testados insumos e formas de manejo para a agricultura convencional.
  • Região Serrana fluminense

    Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores

    Inaugurado em 2007 e localizado em Nova Friburgo, RJ, o Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA) foi criado com o intuito de aproximar a Embrapa da realidade da região de agricultura mais dinâmica do Estado.
  •  
    Agricultura de base ecológica

    Fazendinha Agroecológica Km 47

    Com uma área de 70 hectares, o Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, é referência nacional em produção orgânica de alimentos. Situado em Seropédica, na baixada fluminense, o espaço integra atividades de produção animal e vegetal, ofertando ainda cursos, capacitações e palestras para diversos públicos, com prioridade para agricultores.