Laboratório de Controle Biológico

O Laboratório de Controle Biológico (LCB) tem por objetivo desenvolver estudos sobre controle biológico conservativo, que é a atração de inimigos naturais de pragas utilizando plantas atrativas. Para isso são necessários estudos sobre que inimigos naturais são atraídos por quais plantas.

O LCB trabalha em busca de práticas de controle de insetos fitófagos que se encaixem dentro das mais recentes demandas da sociedade, cada dia mais preocupada em atividades que respeitem o meio ambiente e a qualidade de vida e a sustentabilidade da produção agrícola.

As atividades desenvolvidas têm por objetivo atender às demandas da agricultura orgânica e agroecológica para controlar as pragas sem a necessidade do uso de agrotóxicos, tarefa que é muito complexa e que depende de vários fatores, mas que, em sua base, visa a recriar ambientes naturais equilibrados, com diversidade de culturas que tenham multifuncionalidades dentro do sistema agrícola, como aporte de nutrientes, cobertura de solo, atração de inimigos naturais, proteção, entre outras. 

Uma das características para o sucesso desse tipo de controle biológico é o conhecimento, por parte dos produtores, dos inimigos naturais que podem ajudar no processo de combate a pragas. Por isso, o laboratório disponibiliza o Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas, que também ganhou sua versão em aplicativo para Android (clique aqui para baixar).

Equipamentos

O Laboratório de Controle Biológico possui dois equipamentos importantes para realizar suas atividades: lupa com câmera fotográfica da Zeiss, para registro dos insetos e identificação, e aspirador de insetos para coleta no campo.

 

Galeria de imagens

Acesse também: