Transferência de Tecnologia
A transferência de tecnologia tem por objetivo fazer com que os resultados e produtos gerados pelas pesquisas alcancem o setor produtivo e a sociedade como um todo. Na Embrapa Agrobiologia isso é feito por meio da organização de dias de campo para o público interessado, da participação em feiras e eventos, da instalação de unidades demonstrativas, da divulgação de artigos técnicos em publicações especializadas e também da capacitação de multiplicadores, como agentes de assistência técnica e extensão rural e representantes de associações e cooperativas de agricultores. Além disso, todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Unidade podem ser conferidas on-line.
Uma das principais vitrines da Unidade é a Fazendinha Agroecológica Km 47, iniciativa que conta com a parceria da UFRRJ e da Pesagro-Rio, onde são ministrados cursos, eventos e também aulas do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica, vinculado à UFRRJ. Também o trabalho desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores, em Nova Friburgo, é bastante pautado na transferência de conhecimentos e tecnologias para os produtores da região. A Embrapa Agrobiologia possui, ainda, o Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner (CRB-JD), com mais de 5 mil bactérias e 50 fungos micorrízicos arbusculares depositados - uma coleção reconhecida mundialmente por manter alta diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio, oferecendo suporte a pesquisadores de outras instituições.
O setor de Transferência de Tecnologia da Unidade também é o responsável pelos trâmites contratuais com empresas e pessoas físicas.
Leia mais:
++ Embrapa apoia instalação de laboratório para produção de inoculantes na África
++ FBN mais do que dobra a produtividade de feijão-caupi no Maranhão
++ Embrapa e Sebrae desenvolvem projeto que beneficia pequenos negócios rurais
++ Embrapa auxilia na implantação de biofábrica em Foz do Iguaçu