Notícias

09/04/19 |   Comunicação

Com presença da ministra da Agricultura e do governador de Goiás, começa a Tecnoshow Comigo 2019

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Henrique de Oliveira

Henrique de Oliveira - Abertura oficial da Tecnoshow 2019 teve participação da ministra da Agricultura e do governador de Goiás

Abertura oficial da Tecnoshow 2019 teve participação da ministra da Agricultura e do governador de Goiás

Foi aberta ontem (8), em Rio Verde/Goiás, a 18ª edição da Tecnoshow, mais importante evento do Agronegócio do Centro-Norte do país. Com a tradicional presença de dezenas de representantes das diversas instituições ligadas ao setor, a cerimônia oficial aconteceu às 10h, no auditório principal do espaço da feira. As boas vindas foram feitas pelo presidente da realizadora do evento, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antônio Chavaglia, que destacou a importância de ações como esta para o crescimento sustentável da Agricultura e da Pecuária no país. A abertura das atividades contou, neste ano, com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. A mesa contou ainda com a presença do chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, que representou o presidente da Empresa, Sebastião Barbosa, e integrantes de algumas embaixadas, de países como Espanha e China, que vieram de Brasília para conhecer a feira e as tecnologias nela apresentadas.

Em sua fala, a ministra da Agricultura destacou a importância das cooperativas no desenvolvimento do Agronegócio no país. “O cooperativismo é o exemplo do que deu certo no empreendedorismo dentro da Agropecuária, por ter construído seus próprios caminhos e se descolado do poder público que, agora, precisa buscar andar junto novamente, no papel, por exemplo, de reafirmar para o mundo a seriedade das certificações conquistadas nas ações das pesquisas promovidas pelas cooperativas”, afirmou Tereza Cristina.

Casa da Embrapa
O espaço exclusivo da Empresa dentro da Tecnoshow Comigo, em seu primeiro dia de atividades, recebeu grande público, que veio para assistir as palestras realizadas pelos pesquisadores e conhecer as mais de 30 tecnologias, que as 11 Unidades presentes no evento trouxeram para Rio Verde nesse ano.

À tarde, a Embrapa Soja, o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA) e a Emater/GO lançaram uma nova cultivar dedicada à região central do Brasil: a BRSGO 7654RR, soja Bt, transgênica, com tolerância ao glifosato, alto potencial produtivo e excelente resistência ao acamamento. O evento teve a presença do presidente da Comigo; do Governador Ronaldo Caiado; do Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; do chefe-Geral da Embrapa Arroz e Feijão; do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; e do presidente da Emater-GO, Pedro Leonardo Rezende; além de outros políticos do Estado.

A apresentação da nova tecnologia foi feita pelo chefe-Adjunto de Administração da Embrapa Soja, Fábio Álvares de Oliveira, que descreveu as características de destaque da BRSGO 7654RR e presenteou os principais convidados com uma urna especialmente desenhada para o evento, contendo amostras de sementes da cultivar lançada.

Em seguida, Antônio Chavaglia falou sobre a importância das pesquisas realizadas pela Embrapa em todo o país. “Eu conheço o trabalho dessa Empresa há décadas, sempre estivemos juntos, muito antes da TecnoShow. As ações da Embrapa fazem uma diferença muito grande em todo o Brasil e eu falei hoje com a ministra da Agricultura que ela precisa ser valorizada, bem como seus pesquisadores, para ter condições de trabalhar com empenho na constante evolução de tecnologias”. O presidente da Comigo terminou convidando a Embrapa à continuidade da parceria, reforçando que a Cooperativa e a TecnoShow estarão sempre à disposição para isto.

Fechando o evento, o governador Ronaldo Caiado ressaltou seu apreço pela pesquisa e pela Embrapa, “eu tenho muito orgulho desta empresa! A Embrapa tirou o Brasil da condição de importador de grãos, para vermos hoje uma safra de mais de 200 milhões de toneladas, isso nós devemos a ela”, disse Caiado. O governador levantou a questão da estagnação da Embrapa por falta de apoio e convidou o deputado federal José Mario Schreiner, também presente na Casa da Embrapa no lançamento, a dar continuidade na Câmara ao apoio à Embrapa, para que se retome o desenvolvimento da Instituição e, consequentemente, do país. “O Brasil hoje é referência em exportação e nós não podemos perder esse espaço, devemos isso à Embrapa e preciso nos debruçarmos sobre esse ponto”, disse ele.

Ronaldo Caiado visitou os plots com forrageiras, conduzidos pela Embrapa Gado de Leite e Embrapa Gado de Corte. Recebido pelo analista Haroldo Queiroz, conheceu a Régua de Manejo de Forrageiras, tecnologia para auxilio do produtor na tomada de decisão quanto ao melhor momento de entrada dos animais no pasto. Pecuarista, o governador revelou que está implantada em sua propriedade a BRS Zuri, da Embrapa.

Henrique de Oliveira (MTb/GO 1.960)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62)3533-2108

Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 98468-3126

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

tecnoshow