Notícias

26/04/19 |   Agroenergia

Conexão Ciência debate produção do biodiesel no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Leandro Lobo

Leandro Lobo -
O pesquisador da Embrapa Agroenergia Bruno Laviola participou do programa Conexão Ciência para falar sobre a produção do biodiesel no Brasil. Ele apresentou as pesquisas desenvolvidas pela Unidade no setor de biocombustível e também as vantagens econômica, ambiental e social dessa fonte renovável. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do mundo. Apenas em 2018 foram produzidos cerca de 5,3 bilhões de litros do produto.




Durante o programa, o pesquisador apresentou as vantagens do Brasil em relação aos demais países, principalmente pelo clima tropical e pela disponibilidade de terras cultiváveis para produzir alimentos e energia. Outros aspectos positivos destacados com a produção do biodiesel são: a redução de emissões de gás carbônico, que atenua os efeitos do aquecimento global; a melhoria da qualidade do ar; e também as questões sociais que estimulam a agricultura familiar, gerando mais renda para o setor.



Na região Centro-Sul, concentra-se a maior produção de biodiesel do País, que corresponde a mais de 80% da quantidade produzida, enquanto o Norte e o Nordeste fornecem apenas 9% do total. “Para equilibrar a produção de biodiesel no País, a Embrapa vem trabalhando na geração de tecnologias para o cultivo de oleaginosas, considerando os aspectos regionais, como o caso da tropicalização da canola, macaúba e palma de óleo”, acrescenta Laviola.



Nesse sentido, a Embrapa coordenou na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Biodiesel e de Oleaginosas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um grupo de trabalho para elaborar uma Agenda de Inovação para a Cadeia Produtiva do Biodiesel. O trabalho, que contou com ampla participação do governo e do setor produtivo, buscou considerar cenários para a expansão da cadeia produtiva do biodiesel no País. “Para cada uma das metas de inovação, nós estabelecemos ações estratégicas nos campos da pesquisa e desenvolvimento, da transferência de tecnologia e das políticas públicas, considerando que, para viabilizar a inovação são necessárias ações sinérgicas nestes campos”, explica Laviola.



O Conexão Ciência, produzido pela Embrapa em parceria com a TV Brasil, vai ao ar às terças-feiras, às 5h30. O programa também pode ser visto pelos canais da Embrapa e tvBrasilgov, no Youtube. Saiba como acessar a programação da TV Brasil por meio de canais abertos, TV por assinatura ou parabólica.

 

 

Colaboração: Victória Basques (Estagiária)

Maurícilia Silva (Mtb 429/AC)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61)3448-3202

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

biodieselconexao ciencia