Notícias

14/05/19 |   Agroenergia

Empreendedorismo e inovação direcionam os trabalhos do Congresso de Biodiesel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Daniela Collares

Daniela Collares -

Submissão de trabalhos irá até dia 4 de setembro

O que é fundamental abordar em artigos de um Congresso de Biodiesel? O VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel tem uma comissão organizadora que pensou em uma estratégia que visa favorecer e estimular o alinhamento dos trabalhos com as necessidades da cadeia produtiva desse biocombustível na visão de inovação e empreendedorismo.

São sete temáticas para submissão de trabalhos científicos: matérias-primas; produção de biodiesel; caracterização e controle de qualidade; armazenamento, estabilidade e problemas associados; coprodutos e bioprodutos; uso de biodiesel; e, por último, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Saiba mais detalhadamente sobre cada temática no site.

Os artigos podem ser enviados até o dia 4 de setembro em três idiomas: português, inglês e espanhol. Cada autor principal pode produzir até 15 artigos científicos.

Bruno Laviola, presidente do Congresso e pesquisador da Embrapa Agroenergia, fala dos critérios de avaliação dos trabalhos: relevância e adequação a uma das temáticas do evento e ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel; clareza na definição dos objetivos; adequação metodológica; apresentação de resultados concretos e conclusivos; e, em especial, contribuição para o desenvolvimento do conhecimento na temática do Congresso. Para se avançar com o programa de biodiesel em médio e longo prazo, existem gargalos que precisam ser superados por meio da inovação. Laviola salienta que é importante que as instituições de pesquisa, públicas e privadas, bem como universidades, participem do evento, apresentando suas pesquisas e enriquecendo o debate acerca da inovação para a cadeia do biodiesel. “Inovação está no cerne do evento”, destaca Laviola.

O Congresso, que acontece nos dias 4 e 7 de novembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, SC, é realizado pela Embrapa, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do Governo de Santa Catarina e do CNPq e com a promoção da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel.

 

Colaboração: Fernanda Strickland

Daniela Collares (MTb 114/01/RR)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61)3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

congresso biodiesel 2019