Em seu primeiro ano de realização, 2014, o I Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia teve por objetivo exclusivo divulgar os trabalhos de PD&I desenvolvidos na Embrapa Agroenergia e premiar os melhores talentos nas categorias de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento.

Os quarenta e oito (48) trabalhos inscritos no I Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia, foram classificados em três categorias (graduação, pós-graduação e pós-doutoramento) e cinco áreas temáticas:

1) Biotecnologia Vegetal;

2) Biotecnologia Microbiana;

3) Processos Bioquímicos;

4) Processos Químicos;

5) Química Analítica.

Os trabalhos de graduação foram apresentados na forma de pôsteres e estes avaliados por um comitê avaliador único. Cada apresentador teve 5 minutos para apresentação + 3 minutos para arguição. Os melhores trabalhos de graduação foram então selecionados pela comissão julgadora e premiados durante a cerimônia de encerramento do evento. Os trabalhos de pós-graduação foram apresentados na forma de pôsteres e estes avaliados por um comitê avaliador designado de acordo com a área no qual o trabalho foi inscrito.

Cada apresentador teve também 5 minutos para apresentação + 3 minutos para arguição. O melhor trabalho de pós-graduação em cada uma das cinco áreas (total = 5 trabalhos) foi selecionado para uma apresentação oral na manhã do segundo dia do evento. Cada apresentador teve nesta oportunidade 20 minutos para apresentação + 10 minutos para arguição. Os três melhores trabalhos da categoria pós-graduação foram então selecionados pela comissão julgadora. Estes foram então premiados durante a cerimônia de encerramento do evento.

O evento foi realizado no Foyer e no Auditório da Embrapa Agroenergia, entre os dias 27 e 28 de Novembro de 2014. No primeiro dia, foi realizado a abertura do evento e apresentação dos pôsteres. No segundo dia ocorreram as apresentações orais dos trabalhos de pós-graduação selecionados e o encerramento do encontro e divulgação/premiação dos melhores trabalhos.

Foram premiados os três melhores trabalhos nas categorias graduação e pós-graduação. Abaixo estão apresentados os melhores trabalhos do I EnPI (2014), bem como as comissões avaliadoras.