A Embrapa Agroenergia dispõe de coleções biológicas, bancos de germoplasma vegetal, bancos de metabólitos, genes e marcadores moleculares que subsidiam o desenvolvimento de seus programas de pesquisa.

 



Germoplasma Vegetal
O Núcleo de Apoio a Culturas Energéticas da Embrapa abriga programas de melhoramento de espécies oleaginosas como macaúba, canola e pinhão-manso.

 

 

 

Microorganismos
A coleção de microorganismos e microalgas aplicados a agroenergia e biorefinarias da Embrapa conta com milhares de bactérias, fungos, leveduras e microalgas.


 

 

Enzimas
Grande acervo de enzimas microbianas com potencial aplicação industrial, como celulases, lipases, proteases, lacases e fitases.


 

 

Metabólitos
Bancos informatizados de metabólitos derivados de plantas, microorganismos e processos químicos, como açúcares, polióis, fenólicos, ácidos orgânicos e alcóois.


 

 

Caracteres Genéticos
Ampla base de dados genômicos, metagenômicos e transcriptômicos de espécies vegetais e microbianas de interesse para a indústria de base biológica, tais como palma-de-óleo, macaúba, cana-de-açúcar, leveduras, fungos e algas.