2) Utilize um de nossos ativos tecnológicos

 

Quando não desenvolvidas em acordos de cooperação que preveem a exploração comercial pelo parceiro, tecnologias da Embrapa Agroenergia podem ser inseridas no mercado de inovações por meio de negócios tecnológicos como licenciamento ou fornecimento de tecnologias.

 

Licenciamento: autorização para explorar por tempo determinado ou até o fim da validade da propriedade intelectual de titularidade da Embrapa, de forma exclusiva ou não. Nesta modalidade, a Embrapa mantém a propriedade da tecnologia e autoriza o uso dela por terceiros, sob condições pré-determinadas no contrato de licenciamento. A retribuição é designada por royalty, que é um percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico pela exploração dessa propriedade intelectual.

 

Fornecimento de tecnologias: autorização para o uso de tecnologia, solução técnica ou know-how não amparados por direitos de propriedade intelectual. Nesta modalidade, a Embrapa autoriza o uso por terceiros, sob condições pré-determinadas, sem exclusividade. A retribuição pode ser calculada em base de um percentual sobre vendas de produtos ou serviços derivados da tecnologia. Outra possibilidade é estabelecer um pagamento fixo (taxa tecnológica).


>>Conheça nossa vitrine de tecnologias.