Processo de microencapsulação de extrato rico em betacaroteno oriundo da fibra de prensagem do dendê

 

 

 

 Sumário gráfico

 

 Panorama da
 Tecnologia

 

A tecnologia consiste de um processo otimizado para produção de beta-caroteno microencapsulado, a partir de extrato rico em beta-caroteno, visando viabilizar a adição beta-caroteno em sistemas hidrofílicos (preparações alimentares e farmacêuticas) e aumentar sua estabilidade durante o processamento e estocagem. O extrato é produzido a partir de um resíduo da planta industrial de extração de óleo de dendê, a fibra de prensagem, pela técnica de extração supercrítica. A microencapsulação é realizada pelo processo de atomização por spray-drying, sendo a goma arábica utilizada como material de parede, e as variáveis do processo são ajustadas para garantir a eficiência de encapsulação, preservando a qualidade do beta-caroteno presente.

 

 Vantagens e  Diferenciais
 da Tecnologia

 

- A microencapsulação forma uma barreira entre o beta-caroteno (composto ativo) e o ambiente externo, protegendo-o da umidade, luz, oxigênio, evitando perda de suas propriedades antioxidantes;

- Eficiência de microencapsulação de 80%;

- Processo desenvolvido para utilizar extrato rico em beta-caroteno a partir de coprodutos da indústria do óleo de dendê, com vantagens do ponto de vista econômico e ambiental.

 

 

 

 

 Aplicações

 

Produção de beta-caroteno para indústria de alimentos, cosméticos e higiene pessoal

 

 

 

 Estágio de
 desenvolvimento

 

 Oportunidades para
 transferência de  tecnologia

 

- Cooperação Técnico-Científica (co-desenvolvimento)

- Fornecimento de Tecnologia

- Incubação de Empresas de Base Tecnológica e geração de spin-offs/start-ups

 

 Responsável

 

Simone Mendonça