Infraestrutura

A Embrapa Agroindústria de Alimentos está localizada em um terreno de aproximadamente 55 mil metros quadrados, sendo que 15 mil são de área construída. Para execução dos projetos de pesquisa a Unidade conta com um setor técnico dividido entre Laboratórios e Plantas Pilotos.


LABORATÓRIO DE ALIMENTOS
Físico-Química e Minerais
Cromatografia Líquida
Resíduos e Contaminantes
Microbiologia de Alimentos
Diagnóstico Molecular
Tecnologia de Enzimas
Bioquímica
Óleos Essenciais
Óleos Graxos
Propriedades Físicas
Análise Sensorial e Instrumental

PLANTA PILOTO DE ALIMENTOS
Processos de Secagem
Tecnologia de Membranas
Processos Térmicos
Tecnologia de Alta-pressão
Extrusão Termoplástica
Tecnologia de Panificação
Tecnologia de Pós-Colheita

  

 
Laboratório de Análises Físico-Químicas e Minerais

 

Principais equipamentos:
O laboratório é equipado com analisador elementar de carbono, nitrogênio e enxofre (CNS), analisador termogravimétrico (TGA), espectrofotômetro (UV-visível), analisador direto de mercúrio, analisador de fibra, extrator de gordura automático, espectrômetro (ICP-OES) e digestor por micro-ondas.
Principais análises:
Análises de composição centesimal e minerais em matérias-primas, alimentos industrializados, seus resíduos e coprodutos.

Laboratório de Análise Sensorial / Instrumental

 

Principais equipamentos:
O laboratório possui cabines sensoriais computadorizadas e amplo espaço para seleção e treinamento de avaliadores, possui sistema de aquisição de dados, texturômetro e colorímetro.
Principais análises:
Avaliação das características sensoriais de alimentos e bebidas tanto ao nível de qualidade quanto de preferência ou aceitação, estudos de consumidor, análises instrumentais de textura e de cor e correlação das avaliações de qualidade com medidas físicas, químicas e instrumentais.

 

Laboratório de Resíduos e Contaminantes

 

Principais equipamentos:
O laboratório dispõe de equipamentos para preparo de amostra, purificação, detecção e quantificação de substâncias tóxicas, como cromatógrafos gasosos e líquidos de alta e ultra eficiência (CG, CLAE e CLUE) acoplados a vários detectores (DNF, DCE, DFC, DIC, DAD e DF), inclusive espectrômetro de massas quadrupolo sequencial e Ion Trap (EM/EM e EMn).
Principais linhas de Pesquisa:
Quantificação de resíduos de agrotóxicos em alimentos e quantificação de micotoxinas (Aflatoxinas, Ocratoxina A, Zearalenona, Fumonisinas, desoxinivalenol e grupo tricotecenos (T-2, HT-2) e STG. O laboratório está preparado para quantificar e identificar substâncias presentes em quantidades mínimas nos alimentos (ppm, ppb e ppt).

 

Laboratório de Bioquímica

 

Principais equipamentos:
O laboratório é equipado com espectrofotômetro UV/visível, agitador tipo shaker, liofilizador de bancada, ultra-som de alta potência, centrífuga refrigerada, sistema de eletroforese unidimensional, sistema de eletroforese bidimensional, sistema de secagem de gel de poliacrilamida, eletroforese capilar, cromatógrafo líquido (HPLC), leitor de placas, sistema de evaporação rotatória de líquidos.
Principais análises:
Monitoramento da integridade proteica de produtos alimentícios. Extração, separação e purificação de proteínas, enzimas, peptídeos, carboidratos e fibras alimentares de fontes agroindustriais. Estabilização de enzimas via imobilização e obtenção de hidrolisados proteicos a partir de resíduos agroindustriais. Determinações espectrofotométricas de proteínas solúveis, absorção de aminoácidos aromáticos por UV, dosagem de açúcares totais e dosagem de ácidos urônicos. Eletroforese de proteínas por SDS-PAGE, eletroforese de proteínas e peptídeos por TRIS-TRICINA, eletroforese bidimensional de proteínas, análise de proteínas e peptídeos por HPLC e análise de proteínas por eletroforese capilar.

Laboratório de Microbiologia de Alimentos

 

Principais equipamentos:
O laboratório possui áreas separadas para análises convencionais e ensaios em biologia molecular. Está equipado com analisador automático de microrganismo TEMPO®bioMérieux e mini VIDAS®bioMérieux. Possui termociclador convencional e quantitativo (Tempo Real), Ssstema de eletroforese horizontal para gel de agarose e sistema de fotodocumentação de gel.
Principais análises:
Análise microbiológica de alimentos, água e bebidas. Avaliação da atividade antimicrobiana de compostos naturais.

Laboratório de Cromatografia Líquida

 

Principais equipamentos:
O laboratório é equipado com Sistemas de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) com detectores UV/Visível, fluorescência e índice de refração. Possui também um Sistema de Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência (CLUE) acoplado a espectrômetro de massas Q-TOF.
Principais análises:
Determinação do perfil de açúcares, vitaminas, aminoácidos, carotenóides, flavonoides, antocianinas e isoflavonas. Determinação de cafeína, teobromina, teofilina e hipoxantina.

Laboratório de Diagnóstico Molecular

 

Principais equipamentos:
O laboratório é equipado com Termociclador convencional e quantitativo (Tempo Real), Extrator de DNA (FAST PREP), Sistema de eletroforese horizontal para gel de agarose, Sistema de foto-documentação de gel, micro centrifuga refrigerada e centrifuga de microplacas.
Principais análises:
Detecção e Quantificação de Organismos Geneticamente Modificados, Análise da Expressão Gênica de Proteínas de Interesse da Agroindústria e Desenvolvimento de Métodos Baseados em PCR para Análise da Autenticidade de Alimentos.

Laboratório de Óleos Essenciais

 

Principais equipamentos:
O laboratório dispõe de extratores para obtenção dos óleos essenciais e outros extratos voláteis, como microextrator em fase sólida e Soxhlet. Para caracterização dos compostos o laboratório possui sistemas de cromatografia em fase gasosa de alta resolução, espectrometria de massas, índice de refração, densidade e rotação óptica.
Principais análises:
Identificação e quantificação de compostos voláteis, análises de óleos essenciais, aromas, esteróis e ésteres de ácidos graxos.

Laboratório de Óleos Graxos

 

Principais equipamentos:
O laboratório dispõe de equipamentos para extração com solventes em escala de bancada e piloto, prensa contínua, reator para refino de óleos e para síntese de novos lipídios. Para caracterização dos compostos o laboratório possui cromatógrafos em fase líquida e gasosa, espectrofotômetro UV/Vis, Rancimat e tintômetro Lovibond..
Principais análises:
Análises de óleos e gorduras vegetais e animais, avaliação de qualidade e adulteração de azeite de oliva, análises de alimentos (gordura saturada e insaturada, ácidos graxos trans, esteróis e colesterol), estabilidade oxidativa de óleos, refino de óleos e produção de biodiesel.

Laboratório de Propriedades físicas

 

Principais equipamentos:
O laboratório é equipado com microscópio Ótico (MO) e eletrônico de varredura (MEV). Calorímetro diferencial de varredura (DSC), reômetro oscilatório acoplado a microscópio ótico, analisador rápido de viscosidade (RVA), picnômetro a gás hélio, sistema de difração de raios-X, sistema de raio laser para determinação do tamanho de partículas, analisador automatizado de determinação de isotermas, determinação de atividade de água e determinação de ângulo de contato, analisador de textura (testes de tração e perfuração de filmes). Análises reológicas de farinhas: farinógrafo, extensógrafo, número de queda (falling number) e alveógrafo.
Principais análises:
Caracterização das propriedades físicas de polímeros naturais e de alimentos crus e processados, propriedades reológicas, propriedades térmicas e de superfície. Textura instrumental, ensaios mecânicos e microestrutura. Determinação de alveografia, amilose, cor, dureza, granulometria, peso hectolítrico, umidade e atividade de água. Falling number, farinografia, índice de glúten, difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura (MEV), calorimetria (DSC) e determinação de viscosidade em pasta (RVA).

PLANTAS PILOTOS

Processos de secagem

 

Principais equipamentos:
A área está equipada com sistemas de secagem de bandejas, com aeração forçada de várias capacidades, sistema de secagem de bandejas a vácuo, secadores spray e sistema de liofilização em escala planta piloto e de laboratório.
Principais atividades:
Desenvolvimento e adaptação de equipamentos e processos de secagem para pequena escala de produção.

Tecnologia de membranas

 

Principais equipamentos:
O setor dispõe de uma planta piloto e um laboratório de análises. A planta piloto está equipada com sistemas de microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração, osmose inversa, evaporação osmótica e pervaporação, contando com membranas poliméricas e cerâmicas. O laboratório está equipado com espectrofotômetros, potenciômetro, determinador de umidade por luz infravermelha, higrômetro digital para determinação de atividade de água, refratômetro de bancada e de bolso e titulador automático.
Principais atividades:
O setor dispõe de uma planta piloto e um laboratório de análises. A planta piloto está equipada com sistemas de microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração, osmose inversa, evaporação osmótica e pervaporação, contando com membranas poliméricas e cerâmicas. O laboratório está equipado com espectrofotômetros, potenciômetro, determinador de umidade por luz infravermelha, higrômetro digital para determinação de atividade de água, refratômetro de bancada e de bolso e titulador automático.

Processos Térmicos

 

Principais equipamentos:
O setor dispõe de uma planta piloto, laboratório de processamento de pescado e um laboratório de análises. A planta piloto está equipada com recravadeiras de lata, túnel de exaustão, tacho com camisa de vapor, despolpadeiras horizontal e vertical, desintegrador, central de produção de água gelada, unidade asséptica, centrífuga sólido-líquido-líquido, autoclaves, evaporador centri-therm, bombas centrífugas e de deslocamento positivo, liquidificador industrial, tanque de pasteurização, mini-cutter, pasteurizador de placas, trocador de calor de superfície raspada. O laboratório está equipado com viscosímetro rotacional, potenciômetro, colorímetro, determinador de umidade por luz infravermelha, refratômetro de bancada e de bolso e titulador automático.
Principais atividades:
A planta piloto realiza processamento de alimentos enlatados, processamento térmico com monitoramento de temperatura informatizado, trocador de calor de superfície raspada de pequena escala, envase asséptico em pequena escala. O laboratório realiza análises físico-químicas para determinação de carotenoides, antocianinas, fenólicos totais, vitamina C e capacidade antioxidante total.

Tecnologia de Alta Pressão

 

Principais equipamentos:
O setor dispõe de um equipamento em escala de laboratório de alta pressão hidrostática, com volume útil de 180 mL e pressão máxima de 7000 atm. Dispõe de um equipamento em escala de laboratório de homogeneização a alta pressão, continuo com duplo estágio e pressão máxima de 3000 atm. Dispõe de um equipamento protótipo em escala piloto de alta pressão hidrostática em construção com volume útil de 2 Litros e pressão máxima de 6000 atm.
Principais atividades:
Processamento de produtos de frutas, vegetais, cárneos e lácteos. Estudo da ampliação do prazo de consumo e comercialização. Amaciamento de carne, redução de sal e gordura de produtos cárneos e lácteos e combinação com outros métodos de conservação.

Extrusão Termoplástica
 

Principais equipamentos:
O setor está equipado com extrusora de dupla rosca Evolum 25 HT (Clextral, Firminy, França),  extrusora monorosca de laboratório (19/20 DN) acoplada  a Reômetro de torque Plasti-Corder Lab Station (Brabender, Alemanha), extrusora monorosca industrial de frabircação nacional (Inbramaq, Ribeirão Preto, SP) e diversos tipos de moinhos (martelos, disco, facas, bolas e rolos) e homogeneizadores de laboratório para preparo de amostra.ultracentrífuga refrigerada, painel de gases, espectrofotômetro UV, titulador automático, refratômetro, cromatógrafo gasoso, multiprrocessador ROBOCOP, seladora á vácuo, centrífuga para vegetais, penetrômetro, câmaras frigoríficas, microcâmaras.
Principais atividades:
Desenvolvimento de novos produtos utilizando as técnicas de extrusão termoplástica, utilizados para estudos de aproveitamento de subprodutos da agroindústria, produção de farinhas instantâneas, solúveis e "snacks".

Tecnologia de Panificação

 

Principais equipamentos:
O setor está equipado com forno elétrico e forno turbo a gás, amassadeira espiral de 30 kg, batedeiras planetárias de 5 e 15 L, divisora espiral de 30 kg, cilindro laminador, modeladora, fermentadora e fatiadeira de pão.

Principais atividades:
Produção de produtos de panificação e testes de diversas farinhas para substituição parcial da farinha de trigo.

Tecnologia de Pós-Colheita:

 

Principais equipamentos:
O setor dispõe de um planta piloto e dois laboratórios: Fisiologia pós-colheita e Patologia pós-colheita. A planta piloto possui um sistema de atmosfera controlada com 22 minicâmaras e uma área de processamento mínimo.  Está equipada com um multiprocessador industrial – ROBOCOP e uma seladora industrial com controle de atmosfera e vácuo. O laboratório de fisiologia pós-colheita possui ultracentrífuga refrigerada, espectrofotômetro UV/visível, titulador automático, refratômetro digital e cromatógrafo gasoso (FID e FCD). O laboratório de patologia pós-colheita é equipado com ozonizador, microscópios óticos e fluxo laminar.
Principais atividades:
Desenvolvimento de tecnologias voltadas para o aumento da vida útil e manutenção da qualidade de frutas e hortaliças in natura e minimamente processadas.
Determinações de rotina (pH, Brix e acidez), Antocianinas totais, clorofila e taninos condensados. Isolamento e determinação de fungos micotoxigenicos, caracterização de patógenos na pós-colheita e determinação de atividade de água.
 

Bioprocessos

 

Principais equipamentos:
O laboratório é equipado com reatores de bancada para fermentação submersa (FS) e em estado sólido (FES), cromatográfo liquido de alta eficiência (CLAE), ultracentrífuga, espectrofotômetro UV/Vis e microscópio.
Principais atividades:
Desenvolvimento em escala de bancada de processos fermentativos, produção de metabólitos bacterianos e de fungos filamentosos e aplicação de enzimas em alimentos. Determinações analíticas de atividade enzimática, açúcares, proteínas totais e outras necessárias para o acompanhamento e controle dos bioprocessos.