Pesquisa e Desenvolvimento

A atuação da Embrapa Agroindústria Tropical vai além de pesquisas orientadas para o avanço do conhecimento. O objetivo maior é viabilizar o desenvolvimento tecnológico com impactos positivos no sistema produtivo agroindustrial.

Dentro do universo agroindustrial, a Embrapa Agroindústria Tropical dedica-se prioritariamente a três principais focos de atuação: a valorização da biodiversidade brasileira, o desenvolvimento de insumos para pequenas e médias agroindústrias e a agroindústria de primeira transformação, que origina produtos semiacabados.

A agricultura no século XXI não se resume à produção de alimentos. Por isso, a Embrapa Agroindústria Tropical atua com o desenvolvimento de variados ativos tecnológicos. São processos para viabilizar inovações como revestimentos de frutas, aromas, fragrâncias, medicamentos, cosméticos, fibras, biopesticidas, ração animal, biossenssores, agroenergia e novos materiais. Para se chegar a esses produtos, é necessário olhar o mercado, perceber as necessidades da sociedade e antecipar soluções.

A maior parte dos trabalhos conta com a participação de parceiros estratégicos, sejam da iniciativa privada, de organizações sociais ou de órgãos públicos. Mais de 30 países estão envolvidos em ações de colaboração. A parceria envolve o compartilhamento de estrutura física e conhecimento técnico. Assim, a empresa consegue potencializar esforços, estruturas e tempo.

Em dois campos experimentais e em áreas de parceiros são realizados estudos agronômicos e produzidos insumos para pesquisas conduzidas nos 14 laboratórios da Embrapa Agroindústria Tropical. Seis desses laboratórios são dedicados ao suporte de estudos agronômicos nas áreas de cultura de tecidos vegetais, entomologia, fitopatologia, melhoramento e recursos genéticos vegetais, solos e fisiologia vegetal.

Sete outros laboratórios dedicam-se a processos agroindustriais. São eles os laboratórios de Análise de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Biologia Molecular, Tecnologia de Biomassas, Processos Agroindustriais, Tecnologia de Embalagens de Alimentos e o Multiusuário de Química de Produtos Naturais.

A produção da Embrapa Agroindústria Tropical é materializada em patentes, licenciamentos, tecnologias sociais, ganhos de produtividade, sustentabilidade, produção limpa e serviços ambientais.