História

A Embrapa Agropecuária Oeste, Unidade Descentralizada da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está localizada em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.
 
A Unidade foi criada em 13 de junho de 1975, então denominada Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual - UEPAE de Dourados. Seu objetivo, naquela época, eradar suporte ao desenvolvimento de uma fronteira agrícola de grande potencial econômico que surgia no Sul do Mato Grosso. 
 
Inicialmente, a pesquisa concentrou-se nas culturas de arroz, feijão, milho, soja e trigo, basicamente nas áreas de melhoramento genético, fitossanidade e conservação, manejo e fertilidade do solo. Os resultados de pesquisa gerados pela UEPAE de Dourados contribuíram efetivamente para o desenvolvimento regional.
 
Buscando se adaptar ao  novo ambiente político-econômico, proporcionado pelas diversas transformações na matriz produtiva do agronegócio e nos cenários agrícolas regionais, nacionais e internacionais, a UEPAE de Dourados foi transformada em uma Unidade Ecorregional, denominado então de Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste (CPAO), que posteriormente passou a ser chamado de Embrapa Agropecuária Oeste.