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Sala de Imprensa

O Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Agropecuária Oeste possui papel estratégico na organização da empresa e integra-se ao processo de tomada de decisões, assim com a todos os setores e departamentos da empresa numa dimensão sistêmica.

Essa forma de atuação possibilita unificar o conceito da organização, congregar interesses e evitar sua fragmentação, estabelecendo o diálogo da empresa com seus públicos, interno e externo, primando em atender às características de cada segmento de público.

A comunicação trabalha a imagem da empresa e reforça sua credibilidade estabelecendo ambiente propício a criação de canais de diálogo.

 

Equipe do NCO

 

Clarice Zanoni Fontes - supervisora do NCO
Relações Públicas
(67) 3416-9740
E-mail: cpao.comunicacao@embrapa.br


Suelma Pires da Silva Bonatto
Publicitária
(67) 3416-9754
E-mail: agropecuaria-oeste.eventos@embrapa.br

Christiane R. Congro Comas

Jornalista
(67) 3416-6884
E-mail: agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br
 

Sílvia Zoche Borges
Jornalista
(67) 3416-9742
E-mail: agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br
 

 

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Secom

Secretaria de Comunicação da Embrapa
Fone: +55 61 3448-4015
secom.imprensa@embrapa.br

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Finalidades da Secom

  1. Coordenar, acompanhar e apoiar a formulação, a atualização, a implementação e a execução da Política de Comunicação da Embrapa, bem como a promoção de seu conhecimento e de sua integração com as demais políticas da Empresa;
  2. Coordenar, com fundamento na Política de Comunicação da Embrapa, o sistema de comunicação, este entendido como o conjunto de diretrizes, estratégias, normas, procedimentos, profissionais, instrumentos e estruturas de comunicação da Embrapa;
  3. Elaborar, atualizar e zelar pela correta utilização dos instrumentos orientadores de comunicação (diretrizes, normas e procedimentos);
  4. Assessorar a Diretoria Executiva na identificação e priorização de estratégias de comunicação para os públicos da Empresa;
  5. Orientar a participação dos Núcleos de Comunicação Organizacional - NCOs das Unidades Descentralizadas na elaboração, execução e no acompanhamento de projetos e planos de comunicação componentes do SEG;
  6. Coordenar, no âmbito da Secretaria, a integração entre os processos de comunicação com os macroprocessos de produção da empresa (Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Negócios e Desenvolvimento Institucional);
  7. Coordenar as iniciativas de comunicação das Unidades Centrais e Descentralizadas, nos focos de trabalho estabelecidos pela Política de Comunicação, com seus respectivos públicos estratégicos, nos âmbitos nacional e internacional;
  8. Planejar, orientar, executar e avaliar estratégias e ações de publicidade das Unidades Centrais e Descentralizadas que requeiram veiculação na mídia;
  9. Gerenciar a informação relacionada à atuação da Embrapa em comunicação, em articulação com a SGE;
  10. Participar, junto com as Unidades Centrais e Descentralizadas pertinentes, da formulação de contratos e acordos de parcerias nacionais e internacionais que envolvam aspectos da comunicação;
  11. Realizar, promover e apoiar estudos, avaliações e monitoramentos de ambiente para definir estratégias e ações de comunicação;
  12. Planejar e executar, em conjunto com as Unidades Centrais e Descentralizadas, a melhoria contínua da comunicação administrativa da Empresa, incluindo a compreensão de políticas, diretrizes, normas e procedimentos;
  13. Participar da elaboração dos planos de comunicação das Unidades Centrais, bem como envolvê-las na elaboração de estratégias de comunicação corporativa da Embrapa;
  14. Coordenar a presença da Embrapa na Web (internet e intranet) e em outras plataformas digitais.

  1. Realizar, promover e apoiar estudos e avaliações visando maior eficiência das ações necessárias ao desenvolvimento da comunicação nos âmbitos administrativo e institucional na Embrapa;
  2. Monitorar fluxos de informação, relacionamento e influência, pertinentes aos ambientes internos e externos da Embrapa, bem como avaliar sua imagem institucional e sua reputação, as percepções públicas sobre temas de interesse da Empresa e as tendências político-institucionais em âmbitos nacional e internacional, em articulação com as demais coordenadorias da Secretaria;
  3. Participar dos estudos de clima organizacional realizados pelo Departamento de Gestão de Pessoas – DGP e utilizar seus resultados para orientar as ações de comunicação interna;
  4. Coordenar, orientar e apoiar, em articulação com DGP, SGE e DE&AF e demais coordenadorias da Secom, bem como com as Unidades Centrais e Descentralizadas, o planejamento das ações de comunicação integrada da Embrapa, sob a perspectiva de desenvolvimento institucional e do fortalecimento de imagem da Embrapa;
  5. Elaborar, acompanhar e avaliar os planos anuais de trabalho da Secretaria, no âmbito da Coordenadoria, em articulação com as demais;
  6. Subsidiar a Chefia da Secom na definição de estratégias de comunicação de questões sensíveis ou de prestação de contas nos âmbitos administrativo e de gestão;
  7. Propor, elaborar e atualizar, em conjunto com as Unidades Centrais e Descentralizadas e com as demais coordenadorias, normas, procedimentos e padrões referentes à Comunicação Institucional, bem como incentivar e acompanhar a adoção desses instrumentos;
  8. Propor, planejar, elaborar, produzir, acompanhar e avaliar, em conjunto com as demais coordenadorias da Secom e Unidades Centrais e Descentralizadas, conteúdos e publicações no âmbito da comunicação institucional;
  9. Coordenar, planejar, executar, avaliar e apoiar, em articulação com as Unidades Centrais, em especial com o Departamento de Gestão de Pessoas - DGP, programas e projetos de comunicação dirigidos aos públicos internos, incluindo aqueles distantes das bases físicas das Unidades, cedidos, em pós-graduação ou morando no exterior;
  10. Coordenar e executar, em articulação com Unidades Centrais e Descentralizadas, estratégias e ações de comunicação interna visando aprimorar fluxos de informação e canais de relacionamento com os empregados das unidades localizadas na área do Parque Estação Biológica, em Brasília;
  11. Planejar, coordenar, executar, apoiar e avaliar, em articulação com as demais Unidades Centrais e Descentralizadas e coordenadorias da Secom, eventos de caráter institucional;
  12. Assessorar o Presidente e a Diretoria Executiva de Administração e Finanças, no âmbito da comunicação, em sua participação em cerimônias, eventos e representações oficiais, garantindo o cumprimento das normas de cerimonial e protocolo;
  13. Planejar, gerar, apoiar e avaliar a produção de material informativo para os públicos internos e material institucional para os demais públicos, com apoio das outras coordenadorias;
  14. Gerenciar o uso da marca e o desenvolvimento da programação visual da Embrapa, com o apoio dos gestores de identidade visual das Unidades Centrais e Descentralizadas;
  15. Planejar, elaborar, produzir, acompanhar e avaliar peças de comunicação corporativas, bem como orientar as Unidades Centrais e Descentralizadas no desenvolvimento de materiais sob a perspectiva de desenvolvimento institucional;
  16. Subsidiar a Chefia na identificação de perfis e competências essenciais em comunicação, no âmbito institucional, bem como promover capacitação, formação e desenvolvimento de profissionais de comunicação e de equipes técnicas necessárias nessa área;
  17. Apoiar a Supervisão Administrativa na atualização da base de dados dos públicos de interesse da Coordenadoria;
  18. Assessorar as Unidades Centrais e Descentralizadas na elaboração e administração de contratos entre a Embrapa e instituições parceiras no que se refere à criação de marcas híbridas ou na aplicação conjunta das imagens institucionais.
  19. Avaliar e emitir pareceres sobre os impactos na imagem da Empresa oriundos da aplicação conjunta das marcas híbridas;
  20. Planejar e executar as ações de programação e identidade visual institucionais e corporativas da Embrapa.
  21. Planejar, executar, e avaliar, em articulação com as coordenadorias da Secom e em parceria com as demais Unidades Centrais e Descentralizadas, ações de relacionamento da Embrapa com veículos e profissionais de comunicação, visando parcerias e a divulgação de informações de caráter institucional de interesse público, sob liderança da Coordenadoria de Comunicação em Ciência e Tecnologia;
  22. Planejar e executar estratégias e ações de comunicação visando a ampliação do conhecimento sobre a atuação internacional da Embrapa sob na perspectiva institucional.

  1. Realizar, promover e apoiar estudos, avaliações e monitoramentos visando maior eficiência das ações necessárias ao desenvolvimento da comunicação em Ciência e Tecnologia;
  2. Coordenar, orientar e apoiar, em articulação com o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) e Diretoria Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento (DE-P&D) e demais coordenadorias da Secretaria, bem como com as Unidades Centrais e Descentralizadas, o planejamento das ações de comunicação integrada da Embrapa, sob a perspectiva dos objetivos e das estratégias de ciência e tecnologia da Empresa;
  3. Elaborar, acompanhar e avaliar os planos anuais de trabalho da Secom, no âmbito da Coordenadoria, em articulação com as demais coordenadorias;
  4. Assessorar a Diretoria Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento (DE-P&D), no âmbito da comunicação, em sua participação em cerimônias, eventos e representações oficiais, garantindo o cumprimento das normas de cerimonial e protocolo;
  5. Coordenar, promover e intermediar o relacionamento da Embrapa com veículos e profissionais de comunicação, para garantir a divulgação de informações relacionadas à Ciência e Tecnologia de interesse público;
  6. Apoiar as unidades na proposição e execução de projetos de comunicação em ciência e tecnologia;
  7. Acompanhar e avaliar sistematicamente as menções à Embrapa nas diferentes mídias, em parceria com as demais coordenadorias da Secom;
  8. Planejar, executar, apoiar e avaliar ações de comunicação relacionados à eventos de caráter técnico-científico, em articulação com as demais Unidades Centrais e Descentralizadas e coordenadorias da Secom;
  9. Planejar e executar estratégias e ações de comunicação visando a ampliação do conhecimento sobre a atuação internacional da Embrapa em Ciência e Tecnologia;
  10. Subsidiar a Chefia da Secom na definição de estratégias de comunicação de temas sensíveis em Ciência e Tecnologia que requeiram a participação ou posicionamento da Embrapa perante a sociedade;
  11. Apoiar a Supervisão Administrativa na atualização da base de dados dos públicos de interesse da Coordenadoria.

  1. Coordenar, em articulação com as Unidades Centrais e Descentralizadas, o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações corporativas de comunicação mercadológica da Embrapa;
  2. Realizar, promover e apoiar estudos, avaliações e monitoramentos visando maior eficiência das ações necessárias ao desenvolvimento da comunicação mercadológica;
  3. Coordenar, orientar e apoiar o planejamento das ações de comunicação integrada da Embrapa, com foco mercadológico, em articulação com as demais coordenadorias da Secretaria e as Unidades Centrais e Descentralizadas;
  4. Apoiar as Unidades na proposição e execução de projetos de comunicação mercadológica;
  5. Assessorar a Diretoria Executiva de Transferência de Tecnologia, no âmbito da comunicação, em sua participação em cerimônias, eventos e representações oficiais, garantindo o cumprimento das normas de cerimonial e protocolo;
  6. Orientar e desenvolver produtos de comunicação corporativa no âmbito da comunicação mercadológica;
  7. Planejar e executar estratégias e ações de comunicação visando a ampliação do conhecimento sobre a atuação internacional da Embrapa em transferência de tecnologia e negócios;
  8. participar da articulação com as organizações públicas e privadas que executam e influenciam as atividades de comunicação mercadológica;
  9. Participar da definição de estratégias, diretrizes e procedimentos promocionais e de valoração de tecnologias da Embrapa;
  10. Participar, em conjunto com as unidades envolvidas, da elaboração dos planos e estratégias de comunicação para lançamento e promoção de tecnologias, processos, produtos e serviços;
  11. Participar dos processos contratuais que envolvam aspectos relacionados à comunicação mercadológica nos âmbitos nacional e internacional;
  12. Planejar, executar e avaliar, em articulação com as demais coordenadorias e Unidades, ações de relacionamento da Embrapa com veículos e profissionais de comunicação, visando garantir a divulgação de informações de interesse público relacionadas ao mercado de tecnologias da Embrapa, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação em Ciência e Tecnologia (CCT);
  13. Planejar, coordenar, executar, apoiar e avaliar ações de comunicação relacionadas a eventos de impacto mercadológico, em articulação com as demais coordenadorias da Secom e Unidades;
  14. Apoiar a Supervisão Administrativa na atualização da base de dados dos públicos de interesse da Coordenadoria;
  15. Intermediar o relacionamento entre a Empresa e a Secretaria de Comunicação de Presidência da República – SECOM/PR, no que diz respeito à realização de ações de publicidade de cunho mercadológico ou de utilidade pública;
  16. Contribuir para a compreensão e o cumprimento, por parte das Unidades, das normas, que regem as ações de publicidade de cunho mercadológico ou de utilidade pública dos órgãos públicos federais;
  17. Planejar, coordenar, executar e avaliar as ações de promoção e publicidade da Embrapa, de caráter mercadológico e de utilidade pública.

  1. Coordenar, orientar e apoiar, em articulação com as demais coordenadorias da Secretaria, bem como com as Unidades Centrais e Descentralizadas, o planejamento das ações de comunicação integrada da Embrapa, sob a perspectiva da comunicação digital;
  2. Elaborar, acompanhar e avaliar os planos anuais de trabalho da Secom, no âmbito da Coordenadoria, em articulação com as demais;
  3. Propor, elaborar e atualizar, em conjunto com as Unidades Centrais e Descentralizadas e com as demais coordenadorias da Secom, normas, procedimentos e padrões referentes a comunicação digital, o que inclui mídias sociais, bem como incentivar e acompanhar a adoção desses instrumentos;
  4. Planejar, coordenar, executar, monitorar e avaliar estratégias e ações de criação e atualização de conteúdo, arquitetura da informação, soluções tecnológicas e apresentação visual para o Portal e a Intranet da Embrapa, em articulação com as demais coordenadorias, bem como com Unidades Centrais e Descentralizadas;
  5. Planejar, coordenar, executar, monitorar e avaliar estratégias e ações da Embrapa em mídias digitais, o que inclui mídias sociais, em articulação com as demais coordenadorias da Secretaria, bem como com Unidades Centrais e Descentralizadas;
  6. Planejar, coordenar, executar, orientar e apoiar estratégias e ações de comunicação digital para campanhas, eventos e veículos de comunicação, em articulação com as demais coordenadorias, bem como com Unidades Centrais e Descentralizadas;
  7. Monitorar a presença da Embrapa na web e em outras plataformas digitais para identificar oportunidades e propor melhorias e inovações;
  8. Realizar, promover e apoiar estudos e avaliações visando maior eficiência das ações de comunicação digital;
  9. Propor, elaborar e atualizar, em conjunto com as Unidades Centrais e Descentralizadas e com as demais coordenadorias, normas, procedimentos e padrões referentes a Comunicação Digital bem como incentivar e acompanhar a utilização desses instrumentos;
  10. Gerenciar taxonomias e vocabulários para classificação de conteúdos de Portal, Intranet e demais produtos digitais.
  11. Gerenciar contas oficiais da Embrapa em mídias sociais
  12. Apoiar a criação, edição e distribuição de veículos jornalísticos digitais da Embrapa para públicos interno e externo.
  13. Gerenciar o banco corporativo de imagens da Embrapa.
  14. Apoiar a Supervisão Administrativa na atualização da base de dados dos públicos de interesse da Coordenadoria.