Diálogos estratégicos - Inovação local

Para quem quer inovar

Inovar nada mais é do que mudar o jeito de fazer ou produzir as coisas: para fazer ou produzir mais, fazer ou produzir mais barato, ou para fazer ou produzir algo que não se fazia ou produzia antes. A produção, da agricultura, do comércio ou da indústria, não acontece no Estado ou na União. Acontece no município. Por isso, inovar é uma ação local, também acontece no município.

"Diálogos Estratégicos: Inovação Local" é um boletim técnico criado pela Embrapa para você e para as pessoas que participam das redes de inovação dos municípios. Seu propósito é mobilizar essas pessoas para a troca de conhecimentos sobre o processo de inovação, suas estratégias, seus entraves, e possíveis soluções.

Por isso, inscreva-se. Também indique quem, no seu município, ou em outros municípios, luta pela inovação, pelo desenvolvimento e precisa participar de uma rede de inovação e desse nosso diálogo estratégico.

Quem precisa participar

Todo município tem pelo menos uma rede local de inovação. Toda comunidade tem pessoas interessadas em mudar o jeito de produzir, de fazer as coisas, querendo melhorar. Todas essas pessoas, de forma consciente ou não, de forma articulada ou não, participam da rede local de inovação de seu município porque a influenciam. Elas precisam se juntar numa mesma conversa.

Todo município tem fatores que favorecem a inovação, o crescimento, o desenvolvimento econômico e social. A começar por essa gente inquieta. Mas, tem também grandes obstáculos à inovação. Uns mais, outros menos. Por isso, é melhor que a existência das redes de inovação e a participação dessas pessoas, nelas, seja algo consciente, conversado, articulado, planejado.

Essas pessoas são as lideranças do setor produtivo, as lideranças políticas, os técnicos e dirigentes das prefeituras, das cooperativas e associações de produtores, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, das organizações de assistência técnica e extensão rural, empresários e empregados do comércio de insumos, máquinas e equipamentos, da indústria de processamento, das empresas de logísticas, de ONG's e organizações religiosas e assim por diante. Enfim, gente que discute, interfere e contribui para o processo de mudança do jeito de fazer e de produzir coisas no município.

"Diálogos Estratégicos" quer conhecer essas pessoas e as redes de inovação de cada município, seus casos de sucesso e insucesso. E compartilhar todo esse saber com os outros. Junte-se a nós.

Equipe Diálogos Estratégicos