Observatório de Estudos e Tendências

A "porta de entrada" do Agropensa é o Observatório. Por meio desse componente, o Agropensa faz o monitoramento e a prospecção de tendências sobre o setor agropecuário no Brasil e no exterior.

A intenção é qualificar a informação e disponibilizar conhecimentos que contribuam para tomada de decisão sobre desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade, assuntos correlatos de economia/política agrícola; e ainda voltadas para o desenvolvimento rural e possíveis soluções que passem pela geração e adoção de tecnologia.

A captura e o processamento de dados e informações geram sinais relevantes para o Sistema Agropensa e insumos para análises e estudos mais elaborados e que demandam mais tempo para sua conclusão.

Essas informações e sinais capturados pelo Observatório, que incluem também as demandas apresentadas, obrigatoriamente, pela Diretoria-Executiva ou Chefia das Unidades, em formulário de demandas, são encaminhados ao Comitê Gestor do Agropensa. Este, por sua vez, organiza tais demandas para apresentá-las ao Comitê Gestor de Estratégias (CGE) e à Diretoria Executiva (DE).

Nessa etapa há forte interatividade com os participantes da Rede Embrapa de Conhecimento (Unidades Centrais e Descentralizadas, Labex e Parceiros Externos no país e no exterior).

 

 

Formulário de Demandas

É o instrumento para o envio de sugestões de estudos e análises ao Sistema Agropensa.

Após o recebimento das sugestões, o Comitê Gestor do Agropensa (CGA) enviará todas as propostas ao Comitê Gestor de Estratégias (CGE) da Embrapa e/ou a Diretoria Executiva da Empresa, para a seleção e priorização de estudos e análises a serem conduzidos pelo Sistema Agropensa. O Formulário deve ser baixado, preenchido e enviado para o e-mail agropensa@embrapa.br.

Abaixo estão disponíveis para download: o Formulário e documento com instruções para o seu preenchimento.