Publicações sobre aproveitamento de resíduos e agroenergia

A produção agropecuária é uma das mais importantes atividades socioeconômicas humanas, uma vez que visa à produção de alimentos, fibras e bioenergia. Mais recentemente, na agropecuária passou também a prover matérias‑primas diversas para produção de novos bioprodutos e bioinsumos, naquilo que se convencionou chamar de economia circular ou bioeconomia. Isso somente foi possível pelo constante avanço científico-tecnológico que permitiu o desenvolvimento de novas biomassas assim como de novos processos industriais para aproveitamento de culturas dedicadas e também daquilo que outrora era chamado de resíduo.

A biomassa agrícola (dedicada ou residual) é atualmente aproveitada como matéria‑prima  para produção de novos produtos como biocombustíveis, bioenergia, biopolímeros, biomateriais, produtos químicos, farmacêuticos, cosméticos e produtos de higiene, além de    agroquímicos como biofertilizantes e biopesticidas, sob a ótica da bioeconomia, gerando   inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais à nossa sociedade.

Ver todas as publicações sobre aproveitamento de resíduos e agroenergia

Publicações mais recentes

Em função das restrições do período eleitoral, não estamos exibindo as publicações desta página. Mas você pode consultar o acervo público da Embrapa por meio da nossa ferramenta de busca ou de um dos nossos repositórios de acesso aberto. Saiba mais em https://www.embrapa.br/publicacoes-e-bibliotecas