Capacitação Continuada de Técnicos em iLPF

O sistema ILPF tem sido adotado em todo o Brasil, com maior representatividade nas regiões Centro-Oeste e Sul. Hoje, aproximadamente 1,6 a 2 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da estratégia ILPF e a estimativa é de que, para os próximos 20 anos, possa ser adotada em mais de 20 milhões de hectares.

O estado de Mato Grosso possui uma área aproximada de 500 mil hectares com ILPF. Resultados preliminares de uma pesquisa realizada em parceria com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) apontam que 41 municípios possuem projetos de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Do total de propriedades levantadas no estudo, 89% realizam integração Lavoura-Pecuária, 5% integração Pecuária-Floresta, 5% iLPF e 1% integração Lavoura-Floresta.

A maior dificuldade para a adoção dos sistemas integrados é a capacitação dos técnicos envolvidos. A implementação de um programa de treinamento diferenciado e contínuo, voltado para a formação de um grupo de agentes multiplicadores tem grandes benefícios para o processo de inovação.

A metodologia de Capacitação Continuada tem sido utilizada como uma ferramenta eficiente para esse programa de treinamento sobre sistemas integrados. A facilidade e assiduidade da comunicação entre os geradores das informações e o usuário, são determinantes na difusão e transferência dos conhecimentos e tecnologias.

Dentro do seguimento de ILPF, a metodologia utilizada é repassada aos multiplicadores de forma regional, priorizando as demandas e particularidades dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia.

Nas capacitações são estudados os seguintes temas: Fundamentos dos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Desafios para produção de pastagens no Mato Grosso; Tecnologias de produção de mudas de espécies florestais; Implantação, adubação e manutenção do componente florestal dentro da ILPF, Características e recomendações técnicas para cultivo de grãos na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Manejo das pastagens dentro da Integração Lavoura-Pecuária, Manejo e desenvolvimento das espécies florestais, Perspectivas do mercado futuro das espécies florestais.

Coordenação: Flávio Jesus Wruck
flavio.wruck@embrapa.br
66 3211-4285

iLPF

Subpastas
Documentos
Não existem documentos ou arquivos de mídia nesta pasta.
Nome Tamanho
Não existem documentos ou arquivos de mídia nesta pasta.
Não existem documentos ou arquivos de mídia nesta pasta.

Baixe conteúdo dos módulos da capacitação