Infraestrutura

A Embrapa Agrossilvipastoril está instalada em uma área de 612 hectares, sendo que 508 ha são de campo experimental.

A sede do Centro de Pesquisa tem cerca de 10 mil m² e conta com cinco blocos de laboratórios multiusuários divididos por área de conhecimento, auditório com capacidade para 120 pessoas, centro de treinamento, salas de reunião, biblioteca, restaurante, centro cultural, três estufas, dois telados, casa de insetos e setor de serviços com oficina, galpões de máquinas, veículos e insumos, posto de combustível, gerelab, gerecamp e estação de tratamento de resíduos.

A Unidade conta também com uma vitrine (Sítio Tecnológico) com 14 hectares. Neste local são expostas as tecnologias disponíveis para os produtores mato-grossenses e há ainda uma trilha ecológica para desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

Campo experimental

O campo experimental está sendo estruturado para possibilitar a máxima automatização das operações. Entre as instalações físicas, já possui curral anti-stress para animais de corte, curral de leite com estrutura de ordenha, galpão de tratamento de sementes e estação meteorológica

Laboratórios

A Embrapa Agrossilvipastoril possui um total de 26 laboratórios. A maior parte deles está localizada em cinco blocos divididos por área de conhecimento. A construção das estruturas baseou-se no conceito de células integrativas, buscando a redução de custos físicos construtivos e de manutenção, bem como a facilidade para a sua ampliação futura, que já foi planejada.

Também buscou-se a apropriação de elementos naturais, como iluminação e ventilação, somados ao conceito de bem estar no ambiente de trabalho, reforçado pela proposição de integração humana com o meio ambiente, com reduzida segmentação visual e física das áreas de trabalho nos laboratórios.

A disposição dos espaços físicos e dos equipamentos foi planejada de forma que fosse possível o uso compartilhado dos laboratórios e salas por todos os pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, de outras Unidades da Embrapa e de outras instituições parceiras que desenvolvem trabalhos na Unidade. A localização dos blocos dentro das edificações permite que todos os usuários possam acessar facilmente todos os laboratórios.

A infraestrutura de pesquisa foi montada de modo a estar preparada para o atendimento às normas de qualidade, de boas práticas de laboratório (BPL) e outras exigências técnicas. Além dos cinco blocos de laboratórios, a Unidade conta com uma estrutura de apoio com laboratório de preparo de amostras, almoxarifado de reagentes, gerenciamento de resíduos de laboratório e de campo (gerelab e gerecamp) e estação de tratamento de efluentes dos laboratórios. 

Bloco 1: Sanidade animal e vegetal
Fitopatologia; Entomologia; Nematologia; Parasitologia animal.

Bloco 2: Microbiologia e fitoquímica
Biologia molecular; Cromatografia; Fitoquímica; Microbiologia.

Bloco 3: Solos, água e carbono
Absorção atômica, espectrofotômetria; Carbono; ICP – CHNS; Química da água; Química do solo.

Bloco 4: Biomassa e fisiologia vegetal
Biomassa; Fisiologia vegetal; Plantas daninhas.

Bloco 5: Sementes, mudas e física do solo
Sementes e mudas; Física do solo.

Outros laboratórios
Pirólise e fertilizantes organiminerais; Recebimento e preparo de amostras; Entomologia e criação de insetos; Geotecnologia Agroambiental - Sigeo; Preparo de solos; Nutrição de peixes;
Veterinária; Automação.