Bloco 5 – Sementes e mudas

Propagação Vegetal
 
O bloco de laboratório de propagação vegetal é composto por sala de recepção de amostras e protocolo, sala de preparo de meio de cultura, sala de germinadores, câmara fria, salas de apoios e pelos laboratórios de sementes e mudas.
 
O laboratório está sendo montado e estruturado para realizar análises de sementes segundo as Regras de Análises de Sementes, como análises de pureza, grau de umidade e testes de germinação, tanto para espécies nativas como para cultivares de grãos, forrageiras, plantas daninhas e de espécies frutíferas. Também serão realizados estudos de enxertia e de micropropagação.
 
Estão previstos, por exemplo, testes de germinação com espécies nativas do Cerrado, Amazônia e da região de transição entre esses dois biomas, especialmente no que se refere a obtenção de protocolos para atendimento a legislação de sementes e mudas.
Algumas atividades serão executadas de forma alinhada a outros Blocos de laboratórios e a temas de pesquisa da Unidade, como, por exemplo, fenologia, genética populacional, fitossanidade, fitoquímica e microbiologia.
 
Física do solo
 
O laboratório de Física do Solo está sendo estruturado para realizar análises granulométricas, densidade do solo e de partículas, porosidade (macro, micro e total) condutividade hidráulica, retenção de água, estabilidade de agregados, limite de liquidez e plasticidade e superfície específica.
 
Gestor
Fábio Peixoto Silva – fabio.peixoto@embrapa.br 
 
Equipe
Ana Paula Moura da Silva - anapaula.moura@embrapa.br
 
Contato
laboratório.cpamt@embrapa.br
telefone
66 3211-4260