Adapta-se ao clima tropical, porque exige condições de muito calor para o seu desenvolvimento, além de luminosidade e solo úmido.

Época de plantio: dezembro/janeiro; Ciclo de vida: 120 a 150 dias.

O Brasil é um dos maiores produtores de algodão e o estado de Mato Grosso é responsável por 60% de toda a produção do país.

Algodão

Embrapa contribuiu para o desenvolvimento da cultura no estado, com a introdução da cultivar BRS ITA 90 na década de 90. Pesquisas realizadas por melhoramento genético buscam materiais mais resistentes a doenças, com alta produtividade e aumento na porcentagem de fibra. Conduz também experimentos relacionados ao Sistema de Manejo de doenças (área fitopatologia) e Manejo de pragas (área entomologia)

Por meio de melhoramento genético convencional, a Embrapa lançou cultivares de algodão colorido, marrom, verde, safira e rubi, que atualmente são cultivados por pequenos produtores (agricultura familiar) principalmente na região nordeste. Essas cultivares reduzem os custos de produção para a indústria têxtil e o lançamento de efluentes químicos e tóxicos, por dispensarem o uso de corantes

Mais informações: https://www.embrapa.br/produtos-processos-e-servicos/