O amendoim do tipo ereto, por ser mais precoce, com ciclo entre 90 e 110 dias, pode ser cultivado, até três vezes ao ano, dependendo da disponibilidade hídrica da região. Já o tipo ramador[R1] , com ciclo entre 130 e 140 dias, frequentemente é cultivado uma vez ao ano.

O amendoim é cultivado em vários estados do Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. São Paulo é responsável por cerca de 75-80% da produção, parte desta produção é exportada. Nos demais estados, a produção abastece o mercado regional de amendoim em casca ou as indústrias de alimentos locais.

AmendoimDesde 1990, a Embrapa trabalha no desenvolvimento de cultivares de amendoim precoces, característica indispensável para apresentarem bom desempenho em condições de irregularidades de chuvas, como acontece na região produtora de amendoim no Nordeste.

Nos últimos cinco anos, a demanda por cultivares em outras regiões aumentou. O desafio é estabelecer os critérios a serem adotados pelo manejo da cultura, além do desenvolvimento de cultivares que combinem características como resistência às doenças, padrão de grãos que atenda a indústria de alimentos e exportação, precocidade e alta produtividade.

Mais informações:

Produtos, processos e serviços

Sistema de Produção

 


 [R1]Existe esse termo?