A cultura é típica de clima tropical úmido, exigindo precipitações acima de 1.500 mm anuais, e a temperatura média anual superior a 18 oC.

A recomendação  para plantio é para o período em que as chuvas são mais esparsas para evitar o apodrecimento das mudas.

Personagem Neila da cartilha "Uma aula no Sítio Tecnológico da Embrapa"

A banana é o quarto alimento mais consumido no mundo. É produzida em regiões de climas tropical e em vários países. O Brasil detém a segunda maior área plantada. Em Mato Grosso, a banana tem ocupado lugar de destaque na produção frutas. Dos 141 municípios, 78 produzem banana.

A BRS Tropical é um híbrido gerado pela Embrapa e apresenta a maioria de suas características, tanto de desenvolvimento quanto de rendimento, semelhantes às da cultivar maçã. Mas incorpora as vantagens de resistência à Sigatoka amarela e tolerância ao Mal-do Panamá, duas das principais doenças da bananeira.

No Sistema Agroflorestal do Sítio Tecnológico, a bananeira BRS Tropical faz parte do arranjo, mas sua inclusão não está restrita aos benefícios proporcionados pela produção de frutas, mas também aos importantes serviços que ela presta ao sistema, como por exemplo,  de promover sombra para o desenvolvimento inicial de cacaueiros, cupuaçuzeiros e açaizeiros.

Mais informações:
Produtos, processos e serviços
Sistema de produção