Agronomicamente os sorgos são classificados em 5 grupos: granífero,sacarino, forrageiro, vassoura e biomassa. O primeiro grupo inclui tipos de porte baixo adaptados à colheita mecânica. O segundo grupo inclui tipos de porte alto apropriados para confecção de silagem e/ou como alternativa para produção de açúcar e álcool. O sorgo forrageiro é utilizado principalmente para pastejo, complemento alimentar para gado, fenação e cobertura morta. O grupo de sorgo do tipo vassoura é usado para confecção de vassouras, e o grupo de biomassa é destinado à produção de energia, com poder calorífico similar ao da cana, do eucalipto e do capim elefante.

Sorgo

Dos 5 grupos, o sorgo granífero é o que tem maior expressão econômica e está entre os cinco cereais mais cultivados em todo o mundo, ficando atrás do arroz, trigo, milho e cevada. 

O ciclo de vida normal do sorgo vai de 90 a 120 dias, mas, assim como sua época de plantio, varia dependendo da cultivar e do local onde é plantado. O sorgo granífero, no norte de Mato Grosso, pode ser plantado de outubro a março, mas geralmente é mais plantado quando o milho deixa de ser vantajoso economicamente, ou seja, normalmente, é semeadoapós a colheita da soja.O forrageiro pode ser plantado, em Mato Grosso, de outubro a janeiro, na época das chuvas, e o sorgo sacarino, de outubro a março, assim como o sorgo biomassa.

 A Embrapa desenvolveu cultivares de sorgo adaptadas às regiões brasileiras.

 

Mais informações:

(fonte: http://grao.cnpms.embrapa.br/noticia.php?ed=MTM=&id=NDY=)