Dirigentes

Foto de Alderi Emídio de Araújo

Chefe Geral

Alderi Emídio de Araújo

É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Desde 1989, é pesquisador da Embrapa, onde ingressou na Embrapa Amazônia Ocidental, atuando com doenças da seringueira. É pesquisador da Embrapa Algodão desde 1997. Foi chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, secretário executivo e atualmente é chefe-geral da Unidade. Coordena o projeto Rede Ramulária, que visa o controle da mancha de ramulária, principal doença foliar do algodoeiro no Brasil. É membro do Comitê Executivo da Asociación Latinoamericana de Investigación y Desarrollo del Algodón - ALIDA e do Comitê Executivo da International Cotton Researchers Association - ICRA. Atua principalmente nos seguintes temas: resistência do algodoeiro a doenças, controle das principais doenças do algodoeiro, controle químico e cultural, patologia de sementes, epidemiologia e controle do mofo cinzento da mamoneira e da ramulose do algodoeiro, doenças do gergelim e do amendoim e do sisal.

Currículo Lattes


Foto de Nair Helena Castro Arriel

Chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Nair Helena Castro Arriel

É graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 1987, ingressou como pesquisadora na Embrapa, onde também exerceu os cargos de chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-adjunta de Comunicação e Negócios. Foi supervisora do Núcleo Temático de Agricultura Familiar da Embrapa Algodão e Supervisora do Núcleo de Pesquisa de Gergelim. Presidiu a Comissão Interna de Iniciação Científica Bolsas PIBIC/Embrapa Algodão, a Comissão de Auditoria Técnica do Projeto Produção Integrada de Amendoim nos Estados de SP, CE e PB, e o Comitê Local de Propriedade Intelectual da Embrapa Algodão. É curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de Cártamo Gergelim e Faveleira. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba e do programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba. Coordena projetos no portfólio de Gestão Estratégica de Recursos Genéticos para Alimentação, a Agricultura e a Bioindústria da Plataforma da Rede Nacional de Recursos Genéticos Vegetais; Melhoramento de plantas e Sistemas agroecológicos, atuando principalmente com as culturas do gergelim, amendoim, algodão e mamona. Coordena o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão.

Currículo Lattes


Foto de Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva

Chefe-adjunto de Administração

Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Engenharia Agronômica - Universidad Politécnica de Madrid. Atualmente é pesquisador da Embrapa. Exerceu o cargo de chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão e coordenador do V e VI Congresso Brasileiro de Mamona, II e III Simpósio Internacional de Oleaginosas e Fibrosas e I Fórum Capixaba de Pinhão Manso. Foi supervisor do Setor de Implementação e Programação de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão e atualmente é chefe-adjunto de Administração da Unidade. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Mecanização Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanização das culturas do algodão, do sisal, do amendoim e da mamona. Em parceria com outras empresas desenvolveu as miniusinas de 50 e 20 serras para o beneficiamento do algodão produzido em pequena escala.

CurrículoLattes


Foto de Daniel da Silva Ferreira

Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia

Daniel da Silva Ferreira

É graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, possui mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Analista da Embrapa desde 2002, iniciou sua carreira no então Serviço de Negócios Tecnológicos, onde exerceu atividades voltadas para inovação e negócios tendo como foco a prospecção, negociação, implementação e avaliação de ativos (produtos, processos e serviços). Atualmente, é chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de sementes, olericultura, adubação, fisiologia pós-colheita, desenvolvimento regional, armazenamento e caracterização química.

Currículo Lattes