Infraestrutura

A Embrapa Amapá possui estrutura que abrange 2 auditórios (com capacidade para 120 e 40 pessoas), 2 salas de reuniões, 1 biblioteca, 5 prédios de laboratórios,  1 prédio de cultivo de organismos aquáticos com mini fábrica de ração, 1 galpão de recepção de amostras, 1 casa de vegetação, 1 prédio de gerenciamento de resíduos laboratoriais, 1 galpão de gerenciamento de resíduos sólidos, 1 galpão de transportes, 3 campos experimentais, 1 área de convivência, além de salas administrativas e de pesquisa.

 

 

Laboratórios

O Setor de Gestão de Laboratórios (SGL) faz parte do Planejamento Estratégico da Embrapa Amapá. É responsável pelo suporte aos pesquisadores nas atividades laboratoriais, dentro dos princípios de Boas Práticas de Laboratórios (BPL). O SGL coordena as atividades operacionais dos laboratórios, que incluem gerenciamento e manutenção de equipamentos e instalações, análises laboratoriais, gerenciamento de resíduos e apoio nos processos de aquisição de reagentes, equipamentos, serviços e outros materiais para uso dos laboratórios.


A Embrapa Amapá possui cinco prédios de laboratórios: Solos e Fisiologia Vegetal, Proteção de Plantas, Alimentos e Biotecnologia, Aquicultura e Pesca e Recursos Florestais. Ainda conta com estruturas de apoio como o Laboratório de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório (GERELAB), o Laboratório de cultivo de organismos aquáticos, a mini fábrica de ração, o galpão de recepção de amostras e a casa de Vegetação. Toda essa estrutura do SGL dá suporte às pesquisas da Embrapa Amapá e disponibilizam a sociedade serviços como de análise de solos.


As atividades desenvolvidas pelo SGL da Embrapa Amapá contribuem com relevantes trabalhos para a sustentabilidade de tecnologias que promovem o desenvolvimento da agricultura e o melhor uso da biodiversidade Amazônica.

 

Prédios de Laboratórios

 

Prédio de Laboratórios de Solos e Fisiologia Vegetal – 415 m² (258,4 m²)
Laboratório de Química do Solo
Laboratório de Biologia do Solo
Laboratório de Física do Solo
Laboratório de Fisiologia de Plantas

Prédio de Laboratórios de Proteção de Plantas – 445 m² (247,10 m²)
Laboratório de Entomologia
Laboratório de Fitopatologia
Laboratório de Controle de Pragas
Laboratório de Controle Biológico

Prédio de Laboratórios de Alimentos e Biotecnologia – 490 m² (340,50 m²)
Laboratório de Análise de Alimentos
Laboratório de Análise Sensorial
Laboratório de Microbiologia de Alimentos
Laboratório de Nutrição Animal
Laboratório de Biologia Molecular
Laboratório de Micropropagação Vegetal

Prédio de Laboratórios de Aquicultura e Pesca – 450 m² (246,90 m²)
Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos
Laboratório de Produção de Organismos Aquáticos
Laboratório de Reprodução de Organismos Aquáticos
Laboratório de Larvicultura de Organismos Aquáticos
Laboratório de Sanidade de Organismos Aquáticos

Prédio de Laboratórios de Recursos Florestais – 590 m² (181,4 m²)
Laboratório de Sementes
Laboratório de Dendrocronologia
Laboratório de Geoprocessamento

 

Campos Experimentais

A Embrapa Amapá desenvolve suas atividades de pesquisa em 03 campos avançados de pesquisa e transferência e tecnologias, localizados no estado do Amapá.
  • Campo Experimental do Cerrado, está localizado na Rodovia BR 210, km 43, Zona Rural, Macapá/AP. Possui extensão de 1.345,6 ha. Link google mapa: https://goo.gl/maps/ksQ9w17FcoKvtF488
  • Campo Experimental daFazendinha, está localizado no Polo Hortifruti Granjeiro da Fazendinha, 3748, Fazendinha/AP. Possui extensão de 9,2 ha. Link google mapa: https://goo.gl/maps/4bugBTZ7uFuBsY3G6
  • Campo Experimental de Mazagão, está localizado na Av. Intendente Alfredo Pinto, 01, União, Mazagão/AP. Possui extensão de 63,7 ha em terra firme e 55,94 ha em área de várzea. Link google mapa: https://goo.gl/maps/v5a59bFvjwPm7JiK6