Acervo

Com um total de quase 25 mil publicações, impressas e digitais, a Biblioteca Juramir Ferreira Lima possui acervo inestimável, que é especializado em Ciências Agrárias, mais especificamente em temas ligados à Agricultura, Pesca, Pecuária e Florestal.

O acervo físico está organizado em seis coleções: acervo geral (livros, anais, folhetos e separatas); teses (teses, dissertações e monografias); coleção de referência (dicionários, enciclopédias e outros tipos de compêndios); periódicos (revistas e jornais); multimeios (vídeos, CD, DVD e outras mídias); Memória Técnica (produção técnica cujos autores são empregados da Embrapa Amazônia Ocidental).

O acervo está disponível para consulta e empréstimo aos usuários cadastrados, salvo as Coleções de Memória Técnica da Sede e a Coleção de Obras Raras que, dado o caráter especial, possuem acesso restrito e não estão disponíveis para empréstimo domiciliar.

Já o acervo digital, esse é composto por e-books, dicionários, normas técnicas, periódicos e bases de dados assinadas pela Embrapa, que permitem acesso a vários tipos de documentos, e até mesmo o acesso remoto para os usuários cadastrados. Destacam-se, ainda, nesse acervo, os repositórios institucionais, que disponibilizam, em texto completo, grande parcela das publicações – técnicas e científicas – produzidas pela Embrapa.

O acervo da Biblioteca Juramir Ferreira Lima é gerenciado pelo Ainfo – sistema informatizado desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, para a gestão de acervos impressos e digitais das bibliotecas da Embrapa, que inclui todas as fases do fluxo de tratamento da informação –, e pode ser consultado nas Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Brasileira (BDPA).