Infraestrutura

  • Laboratórios

A Embrapa Amazônia Ocidental possui treze laboratórios que prestam serviços especializados às pesquisas desenvolvidas na Unidade e ao público externo, principalmente de outras instituições de ensino e pesquisa. Também são utilizados para apoiar a formação acadêmica e a iniciação científica, com a oferta de estágios, cursos e palestras.

1- Laboratório de Agroclimatologia – Coordena a rede de estações agroclimatológicas da Unidade, analisa e elabora boletins agrometeorológicos com balanços hídricos e os disponibiliza à sociedade.

Responsável Técnico: pesquisador Isaac Cohen Antonio.

Telefone: (92) 3303-7950.

2- Laboratório de Análise de Sementes – Executa análises básicas de sementes de espécies produzidas na região. Presta apoio a pesquisas da Unidade referentes a: coleta e manejo de sementes florestais nativas; análises de germinação; viabilidade e vigor; quebra de dormência; tolerância à dessecação; armazenamento e conservação de sementes.

Responsável Técnico: pesquisadora Lucinda Carneiro Garcia.

Telefone: (92) 3303-7875.

3- Laboratório de Análise Química de Solos e Plantas – Desenvolve atividades de pesquisa e análises de rotina em química, fertilidade e física de solo e nutrição de plantas.

Responsável Técnico: pesquisadora Maria do Rosário Lobato Rodrigues.

Telefone: (92) 3303-7856/7890/7942/7955.

4- Laboratório de Biologia Molecular – Atua no suporte às pesquisas na área de genética, utilizando diversos marcadores moleculares para caracterização de espécies de importância agronômica.  Desenvolve pesquisas em genômica (estrutural e funcional) e proteômica.

Responsável Técnico: pesquisadora Gilvan Ferreira da Silva.

Telefone: (92) 3303-7837/7864/7970.

5- Laboratório de Cultura de Tecidos – Desenvolve atividades de cultura de células vegetais, micropropagação de plantas, embriogênese somática, mutação induzida, cultivo em biorreatores e cultura de haploides.

Responsável Técnico: pesquisador Ricardo Lopes.

Telefone: (92) 3303-7928/7938.

6- Laboratório de Dendê e Agroenergia – Tem por objetivos produzir e germinar sementes de dendezeiro (Elaeis guineensis) e híbridos interespecíficos [caiaué (E. oleífera) x dendê], tanto para pesquisa como para comercialização; determinar a taxa de extração de óleo em cachos de dendezeiro e híbridos interespecíficos e apoiar atividades relacionadas à agronergia, associadas à cadeia produtiva do dendezeiro. Possui instalações no Campo Experimental do Rio Urubu e na sede em Manaus.

Responsável Técnico: pesquisador Edson Barcelos da Silva.

Telefone: (92) 3303-7917.

7- Laboratório de Entomologia – Desenvolve pesquisas em bioecologia, controle biológico, controle  químico, manejo integrado de pragas, toxicologia dos agrotóxicos e ecotoxicologia. Realiza diagnósticos de pragas e faz recomendações quanto ao controle de insetos e ácaros de culturas  agrícolas e florestais.

Responsável Técnico: pesquisadora Cristiane Krug.

Telefone: (92) 3303-7948.

8- Laboratório de Estudos e Análises Florestais  - Realiza análises de biomassa, carbono e poder calorífico em espécies florestais.

Responsável Técnico: pesquisador Roberval Monteiro Bezerra de Lima.

Telefone: (92) 3303-7818.

9- Laboratório de Fisiologia Vegetal – Realiza análises anatômicas, bioquímicas e ecofisiológicas, para apoiar estudos sobre comportamento de espécies tropicais e neotropicais no bioma amazônico, com a finalidade de antecipar soluções às mudanças climáticas.

Responsável Técnico: pesquisador Ronaldo Ribeiro de Morais.

Telefone: (92) 3303-7841/7972.

10- Laboratório de Fitopatologia – Realiza pesquisas para identificação e controle integrado de doenças, fornecendo suporte aos programas de melhoramento de plantas desenvolvidos pela Unidade, tendo em vista a resistência às principais doenças que afetam as culturas.

Responsável Técnico: pesquisadora Maria Geralda de Souza.

Telefone: (92) 3303-7851/7937.

11- Laboratório de Piscicultura – Desenvolve pesquisas relacionadas às atividades de criação de peixes em cativeiro. Realiza análise de água para monitoramento ambiental da piscicultura, análise parasitológica e de parâmetros sanguíneos e plasmáticos em peixes.

Responsável Técnico: pesquisadora Fernanda Loureiro Almeida O'Sullivan.

Telefone: (92) 3303-7911/7861.

12- Laboratório de Plantas Medicinais e Fitoquímica – Apoia as pesquisas com espécies medicinais, aromáticas e condimentares, realizando extrações de substâncias voláteis (óleo essencial) e  substâncias fixadoras (oleorresina e óleo fixo).

Responsável Técnico: pesquisador Francisco Célio Maia Chaves.

Telefone: (92) 3303-7904.

13- Laboratório de Recursos Genéticos – Desenvolve atividades de pesquisa sobre caracterização e avaliação de recursos genéticos de espécies vegetais prioritárias da Amazônia. Realiza análises físico-químicas e morfológicas e avalia componentes de produção (frutos, folhas e raízes).

Responsável Técnico: pesquisadora Aparecida das Graças Claret de Souza.

Telefone: (92) 3303-7832.

  • Campos Experimentais

A Embrapa Amazônia Ocidental conta com cinco campos experimentais, que dão suporte às atividades de pesquisa em diversas áreas temáticas. Estão localizados nos municípios de Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e Maués. Todos servem de base também para a realização de capacitações de acordo com sua área de atuação.

Campo Experimental da Sede  – Nesse campo, situado no município de Manaus são realizadas pesquisas com aquicultura, silvicultura, fruticultura, mandiocultura, culturas alimentares e agroindustriais, manejo florestal e agroflorestal, hortaliças e plantas medicinais.

Supervisor:
Ernani Félix Ferreira de Almeida

Endereço:
Rodovia AM 010, Km 29, Zona Rural / Manaus-AM
CEP: 69011-970
Caixa Postal: 319

Telefone:
(92) 3303-7874

Campo Experimental do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) – Nesse campo são desenvolvidas pesquisas com alternativas sustentáveis de uso da terra e reabilitação de áreas alteradas/degradadas, tais como manejo florestal, sistemas agroflorestais multiestratificados, integração lavoura-pecuária-floresta, silvicultura e sistemas de cultivo de dendê.

Supervisor:

Edmilson Ribeiro da Silva

Endereço:
Rodovia BR 174, Km 54
Presidente Figueiredo-AM

Telefone:
(92) 3622-4983
 

Campo Experimental do Rio Urubu – Está localizado no município de Rio Preto da Eva, AM, no Km 54 da vicinal ZF-7, a 140 quilômetros de Manaus. Nesse campo, são realizadas pesquisas com a cultura do dendê, voltadas para manejo, nutrição, melhoramento genético e produção de sementes pré-germinadas. Nele estão localizadas as usinas de extração de óleo e biodiesel de dendê, além da mais completa coleção de germoplasma de dendê e caiaué do continente americano, em 420 hectares de área plantada.

Supervisor:
Bruno Araújo Cruz

Endereço:
Km 54, Estrada ZF-7 / Final
Rio Preto da Eva-AM
CEP: 69001-000

Telefone:
(92) 3328-1359

Campo Experimental do Caldeirão – Localizado no Município de Iranduba, AM, este campo abriga pesquisas voltadas para a agricultura familiar nos ecossistemas de várzea e de terra firme, com destaque para a produção sustentável de mandioca, frutas, guaraná, grãos, hortaliças e seleção de espécies florestais para produção de energia para atendimento ao setor oleiro do município.

Supervisor:
Antônio Fernando Santos da Silva

Endereço:
Rodovia Manoel Urbano, Km 13
Estrada do Caldeirão
Iranduba-AM
CEP: 69045-000

Telefone:
(92) 3245-1284

Campo Experimental de Maués – Localizado no Município de Maués, AM, desenvolve pesquisas para solução de entraves tecnológicos do segmento agrícola da cadeia produtiva do guaranazeiro. Nesse campo, concentra-se a mais completa coleção de germoplasma de guaranazeiro do mundo, com aproximadamente 40 hectares de área plantada.

Supervisor:
José de Ribamar Cavalcante Ribeiro

Endereço:
Estrada dos Moraes, Km 6,
Maués-AM
CEP: 69190-000

Telefone:
(92) 3542-1064

Celular:
(92) 9195-8369

  • Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia

O Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologias Agropecuárias para o Baixo Amazonas, no Município de Parintins, foi criado com o objetivo de ampliar a transferência de tecnologias desenvolvidas pela Unidade junto aos extensionistas e produtores rurais, assim como fortalecer a atuação da Embrapa no interior do estado na região do baixo Amazonas.

Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologias Agropecuárias para o Baixo Amazonas.

Coordenador:  pesquisador Jeferson Luis Vasconcelos de Macedo.

Endereço: rua Jonathas Pedrosa, número, 369, bairro Centro, CEP 69.150-030. Parintins-AM.

Telefone: (92) 3533-5184

Celular institucional :  (92) 9195-5655.