Pesquisa e Desenvolvimento

A Embrapa Amazônia Ocidental possui uma equipe dedicada a buscar soluções de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que ajudem a aumentar a produtividade da agricultura no Amazonas e na Amazônia, de modo sustentável, preservando os recursos naturais e a biodiversidade.

Por se tratar de uma Unidade de Pesquisa Ecorregional, a Embrapa Amazônia Ocidental contempla estudos em diversas linhas de atuação, tais como: Aquicultura ; Culturas Alimentares; Plantas Medicinais; Cultura do Cupuaçuzeiro; Cultura da Seringueira; Cultura do Guaranazeiro; Bananicultura; Cultura da Palma de Óleo (Dendê); Sistemas Agroflorestais; Silvicultura e Manejo Florestal; Citricultura; Olericultura (Hortaliças);  Integração Lavoura Pecuária e Floresta; Agricultura sem queima; e Terra Preta de Índio.

Visando o planejamento estratégico de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, as ações de pesquisa da Embrapa Amazônia Ocidental estão organizadas em três Núcleos Temáticos:

Núcleo Temático Produção Vegetal e Meio Ambiente

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

Consolidar as bases científicas e tecnológicas, promover a inovação, a competitividade e a sustentabilidade dos segmentos da produção vegetal, incluindo florestal e agroflorestal e meio ambiente na Amazônia Ocidental.

FOCO DE ATUAÇÃO:

O Núcleo atua na Pesquisa & Desenvolvimento dos processos, produtos e serviços contribuindo para a competitividade e sustentabilidade dos segmentos da produção vegetal, incluindo florestal e agroflorestal e meio ambiente da Amazônia Ocidental.

LINHAS DE PESQUISA:

Sistemas de produção vegetal, Manejo e controle de plantas daninhas, Olericultura, Oleaginosas perenes alternativas potenciais para agroenergia, Silvicultura e manejo de florestas plantadas, Fitossociologia para restauração florestal, Geotecnologias aplicadas a estudos florestais, Sementes e mudas florestais, Sistemas agroflorestais, Sistemas agrosilvopastoris, Agroecologia, Desenvolvimento rural sustentável, Manejo dos agrossistemas, Fertilidade de solos e nutrição de plantas, Biologia do solo, Caracterização de solos tropicais, Caracterização de solos antrópicos, Microbiologia do solo, Ecologia florestal, Fisiologia vegetal, Dinâmica do carbono e dos nutrientes em ecossistemas de terra firme.

Pesquisadores:

Celso Paulo de Azevedo

Cintia Rodrigues de Souza

Cristiaini Kano

Elisa Vieira Wandelli

Gilvan Coimbra Martins

Isaac Cohen Antonio

Jeferson Luis Vasconcelos de Macedo

Joanne Regis da Costa

José Nestor de Paula Lourenço

Kátia Emídio da Silva

Lucinda Carneiro Garcia

Lúcio Pereira Santos

Luiz Antonio Araújo Cruz

Luiz Marcelo Brum Rossi

Maria do Rosário Lobato Rodrigues

Marinice Oliveira Cardoso

Mirza Carla Normando Pereira

Murilo Rodrigues de Arruda

Orlando Paulino da Silva 

Roberto de Moraes Miranda

Roberval Monteiro Bezerra de Lima

Rodrigo Fascin Berni

Ronaldo Ribeiro de Morais

Rosangela dos Reis Guimarães

Silas Garcia Aquino de Souza

Terezinha Batista Garcia

Wanderlei Alves de Lima

 

Núcleo Temático Recursos Genéticos, Biotecnologia e Fitossanidade

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

Consolidar as bases científicas e tecnológicas, promover a inovação, a competitividade e a sustentabilidade em recursos genéticos, biotecnologia e fitossanidade na Amazônia Ocidental.

 

FOCO DE ATUAÇÃO

O Núcleo atua na Pesquisa & Desenvolvimento de tecnologias, serviços e produtos contribuindo para a competitividade e a sustentabilidade em recursos genéticos, biotecnologia e fitossanidade na Amazônia Ocidental.

 

LINHAS DE PESQUISA

Recursos genéticos de espécies vegetais,  Melhoramento genético de espécies vegetais, Biotecnologia vegetal, Genética de populações, Biodiversidade, Diversidade genética, Fitossanidade, Manejo integrado de pragas, Entomologia, Resistência de plantas a doenças, Biologia aplicada,  Ecotoxicologia.

 

Pesquisadores:

Adauto Maurício Tavares

Aleksander Westphal Muniz

Ana Maria Santa Rosa Pamplona

André Luiz Atroch

Aparecida das Graças Claret de Souza

Cristiane Krug

Edson Barcelos

Everton Rabelo Cordeiro

Ferdinando Barreto

Firmino José do Nascimento Filho

Francisco Célio Maia Chaves

Gilvan Ferreira da Silva

Inocencio Junior de Oliveira

José Clério R. Pereira

José Roberto Antoniol Fontes

Luadir Gasparotto

Marcos Vinicius Bastos Garcia

Maria Geralda de Souza

Miguel Costa Dias

Nelcimar Reis Sousa

Paula Cristina da Silva Angelo

Raimundo Nonato Vieira da Cunha

Regina Caetano Quisen

Ricardo Lopes

Sara de Almeida Rios

 

Núcleo Temático Produção Animal

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

Consolidar as bases científicas e tecnológicas, promover a inovação, a competitividade e a sustentabilidade dos segmentos da produção animal na Amazônia Ocidental.

 

FOCO DE ATUAÇÃO

O Núcleo atua na Pesquisa & Desenvolvimento de tecnologias, serviços e produtos contribuindo para a competitividade e a sustentabilidade dos segmentos da produção animal na Amazônia Ocidental.

 

LINHAS DE PESQUISA

Fisiologia e imunologia de peixes,  Manejo e conservação de recursos hídricos, Sanidade de espécies aquícolas, Nutrição de peixes,  Reprodução de peixes, Melhoramento genético de espécies aquícolas, Manejo e sistemas de criação, Integração lavoura-pecuária-floresta, Sistemas de produção animal.

Pesquisadores:

Antonio Claudio Uchoa Izel

Cheila de Lima Boijink

Edsandra Campos Chagas

Felipe Tonato

Fernanda Loureiro de Almeida O´Sullivan

Jasiel Nunes de Sousa

Jony Koji Dairiki

Roger Crescêncio

Rogério Perin