Responsabilidade Socioambiental

Inserida em um dos mais importantes biomas do planeta, a Amazônia, a Embrapa Amazônia Ocidental cumpre seu papel de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação interagindo permanentemente com a sociedade, na antecipação e na avaliação das consequências sociais, econômicas, culturais e ambientais da ciência e tecnologia.

O comprometimento da empresa com a sustentabilidade da atividade agropecuária se reflete diretamente em projetos que pensam em temas como preservação e uso racional dos recursos naturais, recuperação de áreas degradadas e redução de uso de agroquímicos, entre outros, sem esquecer da melhoria da qualidade de vida da população, redução da pobreza e das desigualdades regionais.

No âmbito interno, a Embrapa Amazônia Ocidental também busca garantir um ambiente saudável de trabalho aos empregados e, extensivamente, aos seus familiares. Para isso, mantém o Comitê Interno de Gestão Ambiental (Ciga), responsável por atuar em áreas como educação ambiental, gerenciamento de resíduos laboratoriais, gerenciamento de resíduos de campos experimentais, gerenciamento de resíduos gerais e áreas protegidas.

Por meio do Gerelab (Gerenciamento de Resíduos dos Laboratórios) e do Gerecamp (Gerenciamento de Resíduos dos Campos Experimentais) a Unidade tem trabalhado de forma planejada para destinar adequadamente os resíduos dos seus laboratórios e campos experimentais.