Dirigentes

Foto de Adriano Venturieri

Chefe-geral

Adriano Venturieri

É pós-doutor pela Universidade de Oxford, UK, doutor em Geografia [Rio Claro] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003)/Université d´Avignon, FR,,mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1995) e graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1986). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor da Pós-Graduação em Ciências Ambientais(UFPA/EMBRAPA/MPEG) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimeto Local (PPGDAM/NUMA/UFPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise da Informação Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenamento territorial, uso da terra, sensoriamento remoto, Amazônia, dinâmica da paisagem e pecuária na Amazônia.

Currículo Lattes


Foto de Walkymário de Paulo Lemos

Chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento

Walkymário de Paulo Lemos

Eng. Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Mestre (2001) e Doutor (2005) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) - e professor permanente dos Programas de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Ciências Florestais, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem dedicado suas pesquisas as áreas de Manejo Integrado de Pragas dos principais cultivos Amazônicos (especialmente Fruteiras e Palmáceas), Controle Biológico de Pragas, Pesticidas Botânicos e Agroecologia. Nos últimos anos sua atuação em pesquisa tem sido mais intensa com (1) Moscas-das-Frutas (Diptera: Tephritidae) de importância para a Amazônia; (2) Pragas e inimigos naturais de Palmáceas e (3) Diversidade de Inimigos Naturais em Sistemas de Base Ecológica na Amazônia brasileira. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa "Insetos-praga e Benéficos de plantas cultivadas na Amazônia Oriental". Foi Secretário Regional da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) para o Estado do Pará entre 2009-2010. Consultor Ad Hoc do CNPq e de diferente periódicos Nacionais e Internacionais.

Currículo Lattes


Foto de Silvio Brienza Jr.

Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia

Silvio Brienza Jr.

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (1978), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa - (UFV) (1988) e doutorado em Agricultura Tropical pela George August University of Goettingen, Alemanha (1999). É professor colaborador dos cursos de pós-graduação de doutorado em Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e de mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (UFPA). É pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental desde 1979. Tem experiência na Amazônia brasileira com ênfase nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, plantações florestais, sistemas agroflorestais e agricultura familiar.

Currículo Lattes


Foto de João Baía Brito

Chefe-adjunto de Administração

João Baía Brito

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Amazonas. É analista da Embrapa Amazônia Oriental desde 1985. Exerceu cargos de supervisão administrativa em várias oportunidades. Até 2013 era o supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação Tecnológica (SPAT), quando assumiu a Chefia-adjunta de Administração da Embrapa Amazônia Oriental pela segunda vez.