Dirigentes

Foto de Walkymário Lemos

Chefe-geral

Walkymário Lemos

Eng. Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Mestre (2001) e Doutor (2005) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Cursando MBA em Gestão de Projetos (PECEGE-ESALQ, USP). Desde outubro de 2013 é Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), além de exercer a função de professor do Programa de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), desde 2010, que tem abordagem multidisciplinar. É membro do Comitê Gestor do Portfólio Amazônia (Embrapa) desde 2018. Foi Chefe Geral substituto da Embrapa Amazônia oriental entre 2015-2019. Tem dedicado suas pesquisas as áreas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) dos principais cultivos Amazônicos (especialmente Fruteiras e Palmáceas), Controle Biológico de Pragas, Pesticidas Botânicos e Agroecologia. Nos últimos anos sua atuação em pesquisa tem sido mais intensa em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente, com (1) Moscas-das-Frutas (Diptera: Tephritidae) de importância para a Amazônia; (2) Pragas e inimigos naturais de Palmáceas e (3) Diversidade de Inimigos Naturais em Sistemas de Base Ecológica na Amazônia brasileira. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq entre os anos de 2013-2019 e é líder do Grupo de Pesquisa "Insetos-praga e Benéficos de plantas cultivadas na Amazônia Oriental". Foi Secretário Regional da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) para o Estado do Pará entre 2009-2010. Consultor Ad Hoc do CNPq e de diferente periódicos Nacionais e Internacionais, além das publicações da Série Embrapa. Tem experiência em liderança de pessoas e equipes multidisciplinares e gestão de projetos de PD&I.

Currículo Lattes


Foto de Fábio Barbieri

Chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento

Fábio Barbieri

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental atuando na área de Sanidade Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Sanidade Animal - Parasitologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia de larvas do gênero Amblyomma, bioensaios para detecção de populações de parasitos resistentes aos pesticidas e avaliação do potencial de novas moléculas para o controle de endo e ectoparasitas.

Currículo Lattes


Foto de Bruno Giovany de Maria

Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia

Bruno Giovany de Maria

Atualmente é Pesquisador pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, lotado na Unidade Amazônia Oriental no Pará, para atuar com projetos de pesquisa e transferência de tecnologia em pecuária de leite, envolvendo os assuntos: cadeia e mercado do leite, intensificação de sistemas de produção, manejo produtivo e reprodutivo, nutrição animal e gerenciamento e sistemas integrados de produção como ILPF. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em pesquisa de avaliação de alimentos para animais de produção e extensão rural em pecuária bovina.

Currículo Lattes


Foto de Maria Rosa Travassos

Chefe-adjunto de Administração

Maria Rosa Travassos

Possui graduação em Agromonia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade de Córdoba-UCO na Espanha e em sanduíche com a UFPA. É especilaista em conservação de recursos genéticos cujo título foi obtido na Universidade de Córdoba na Espanha. É formada em Inglês pelo Centro Cultural Brasil Estados Unidos- (CCBEU) e também é fluente no idioma espanhol. Realizou curso de Gestão Empresarial pela ESAL atual UFLA, curso intensivo de Administração Agropecuária pela Thomas Father do Brasil e treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial pela Sociedade Brasileira de Coaching em São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando na Embrapa Amazônia Oriental. Tem experiência na área de Agronomia e Genética, com ênfase em Genética e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores moleculares, microssatélites, RAPD, SNPS, genética, marcadores bioquímicos, melhoramento genético animal e vegetal. Foi Presidente da Comissão Interna de Biossegurança da Embrapa Amazônia Oriental de 2007 a 2009 e atualmente é membro desta Comissão. Foi curadora do Banco de Germoplasma de Equinos das raças Marajoara e Puruca da Embrapa Amazônia Oriental. Na gestão administrativa, foi supervisora geral dos Laboratórios da Embrapa Amazônia Oriental, supervisora do Laboratório de Genética da Embrapa Amazônia Oriental por quatro anos. Atuou de 2008 a 2010 como Secretaria Executiva do CTI Substituta e de de 2010 a 2013, como Secretária Executiva do Comitê Técnico Interno da Embrapa Amazônia Oriental sendo este cargo de Supervisora III. Foi Co-gestora do Núcleo Temática de Agentes Bióticos e Biologia Aplicada. Atuou como Chefe de Pesquisa Substituta e Chefe Geral Interina Substituta da Embrapa Amazônia Oriental.

Currículo Lattes