Solos e vida – uma relação direta e abrangente

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Um dos objetivos principais consiste em alcançar a plena consciência da sociedade civil e dos responsáveis pela tomada de decisões sobre a profunda importância do solo para a humanidade. 

Indispensável à vida na Terra, o solo nem sempre é visto na sua essência – algo mais abrangente do que pode parecer inicialmente e que exige especial atenção dos governantes, da ciência e de toda a sociedade. 
 
Na Academia, o solo não é mais visto apenas como um ser biológico e passou a ser entendido como um elemento que influencia e é influenciado pela biosfera – representada pelos seres vivos. Hoje há o entendimento de que o solo está em todos os processos que acontecem no planeta.
 
Por conta das relações do solo com as diversas esferas, existem novos desenvolvimentos, tais como a geologia médica, segundo a qual em função do pacote geológico, o solo e a água serão influenciados e exercerão influência na saúde pública.
 
A crise hídrica que avançou além das fronteiras do sertão nordestino revelou fragilidades no correto manejo do solo. Problemas como erosão e impermeabilidade, além de reduzir a quantidade de nutrientes da terra, prejudicam a permeabilização da água para a recarga de rios e aquíferos. 
 
O solo também está intimamente ligado a questões climáticas. O Programa ABC, do governo federal, que visa a redução de emissões de carbono, foi um avanço para a criação das bases do conhecimento nacional. Por meio do levantamento e monitoramento de áreas com diversos níveis de manejo, será possível saber o quanto de carbono está sendo sequestrado da atmosfera. Nesse ponto, o sistema de plantio direto contribui sensivelmente para a captação de carbono, assim como o reflorestamento em áreas sem vegetação.
 
Nesta página você encontrará algumas das contribuições da Embrapa para o correto manejo do solo no território brasileiro, seja por meio de soluções tecnológicas, projetos em andamento na nossa programação, publicações, vídeos, perguntas e respostas e notícias.